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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO “SABER SER” NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA E PSICOLOGIA DA PUCPR CAMPUS LONDRINA

SILVA, Bruna Celina Araujo Da ¹; SOUZA, Gislayne Carvalho De ³; MIZUNO, Artur Norio ³; TERRA, Vania Aparecida ²
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Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Tendo em vista que os cursos de graduação da PUCPR, possuem como escopo possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de Competências, que contemplam saberes: “Saber agir”, “Saber fazer” e o “Saber ser”, o presente estudo objetivou elaborar critérios de avaliação (rubricas) com ênfase no “Saber ser” nos cursos de graduação em Medicina e Psicologia da PUCPR Campus Londrina OBJETIVOS: Elaborar critérios de avaliação (rubricas) adaptáveis à realidade dos cursos de graduação em Medicina e Psicologia da PUCPR campus Londrina.
Mapear quais disciplinas nos cursos de graduação em Medicina e Psicologia da PUCPR campus Londrina preveem o ensino de saber ser em nível de internalização, mobilização ou certificação
bValidar material de apoio sobre Indícios Atitudinais do saber ser elaborado pelo NEP Londrina em relação às disciplinas ministradas por professores que constituem o núcleo
Distribuir os indícios atitudinais do saber ser em diferentes graus de proficiência passíveis de serem apresentados pelos estudantes.
Avaliar qualitativamente a adequação do trabalho realizado.
MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, foi necessário mapear quais disciplinas nos cursos de graduação em Medicina e Psicologia da PUCPR campus Londrina preveem o ensino de Saber ser, em nível de internalização, mobilização ou certificação. Foram escolhidas disciplinas do curso de graduação em Psicologia e Medicina e realizada a análise do alinhamento dos saberes descritos nas competências dos cursos e os resultados de aprendizagem bem como com as metodologias utilizadas e as avaliações formativas e somativas previstas nos planos de ensino. Foram elaboradas “rubricas” para a disciplina de Raciocínio integrador III do curso de Medicina, considerando os saberes: Autorregulação, Dedicação e Cooperação. Foram elaboradas rubricas para a disciplina do curso de Psicologia: Projetando a Carreira Profissional, considerando os saberes: Autorregulação e Dedicação; para a disciplina: Psicologia Organizacional e do Trabalho, considerando os saberes: Ética e Autonomia. Para a redação das rubricas foi utilizado o material de apoio “Indícios Atitudinais do Saber ser” elaborado pelos professores do NEP Londrina. As rubricas foram apresentadas aos estudantes previamente a utilização pelos professores, com objetivo de deixar claro as ações ou atitudes esperadas durante o semestre, nas atividades formativas e somativas do Saber fazer que contemplava o Saber ser. RESULTADOS: Diante disso, verificou-se a validação da aplicabilidade do material de apoio “Indícios atitudinais do Saber Ser”, para a redação de rubricas que contemplam o Saber ser e foram identificadas as possíveis melhorias para o documento. O material de apoio foi ainda consultado para a elaboração de documentos de auto-avaliação e avaliação dos pares, preenchidos pelos estudantes que possibilitarem a reflexão e metacognição sobre o processo de desenvolvimento e avaliação da dimensão do “Saber ser”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluímos que através do material de apoio utilizado foi possível elaborar rubricas que estratificam as habilidades do Saber Ser, bem como indicam aos estudantes as ações ou atitudes esperadas para o desenvolvimento durante o semestre, atingindo o objetivo da proposta pedagógica da PUCPR para dimensão do “Saber ser”.

PALAVRAS-CHAVE:

Cursos de graduação; Saber ser;Critérios de avaliação; Matriz por competências

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador