Logo PUCPR

CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE BASIC LIFE SUPPORT (BLS)

FERREIRA, Júlia Cristina ¹; MODESTO, Ana Paula ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O Basic Life Support (BLS) tem como finalidade fornecer suporte de vida imediato até a chegada dos serviços especializados. Nesse sentido, a educação sobre BLS é essencial nas escolas, mas ainda enfrenta desafios. A partir disso, o presente projeto aborda o desenvolvimento de uma tecnologia educacional baseada em um jogo de cartas para ensinar Basic Life Support (Suporte Básico de Vida) às crianças e adolescentes. Esse jogo tem como finalidade ser de fácil acesso e de baixo custo, garantindo que todo educador possa utilizar. OBJETIVOS: Dessa maneira, o objetivo principal do presente estudo é a construção de uma tecnologia de ensino acessível que aborde o Basic Life Support (BLS). Como consequência, deseja-se proporcionar conhecimento de forma interessante e divertida, permitindo que os estudantes adquiram e consolidem habilidades em atendimento emergencial, visando reduzir o número de óbitos por acidentes e eventos potencialmente danosos à saúde, além de aumentar a chance de sobrevida das vítimas. MATERIAIS E MÉTODO: O projeto é pesquisa metodológica de construção uma tecnologia educacional acessível para ensinar Basic Life Support (BLS) a crianças e adolescentes do ensino fundamental, sendo desenvolvido em três etapas. Na Etapa 1, ocorreu uma revisão bibliográfica detalhada, identificando a necessidade de uma nova tecnologia de ensino sobre BLS, definindo objetivos, conteúdos e público-alvo. Na Etapa 2, a tecnologia foi elaborada, incluindo seleção de situações-problema para um jogo de cartas digital usando a plataforma “Canva”, garantindo linguagem compreensível. Na Etapa 3, foi elaborado um relatório detalhado descrevendo a criação da tecnologia, sua aplicação e orientações para professores que desejam usar a tecnologia educacional desenvolvida. RESULTADOS: A revisão bibliográfica revelou uma lacuna na disponibilidade de recursos de ensino sobre Basic Life Support (BLS) na área da saúde. A partir disso, como resultado do presente projeto, foi desenvolvido um jogo de cartas para o ensino do BLS, destinado ao público escolar. O jogo utiliza cartas para ensinar passos do BLS em diferentes situações de forma interativa. Ele será distribuído em formato PDF, visando acessibilidade, alcance global e minimização de custos envolvidos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, esse estudo apresenta uma tecnologia de ensino acessível relacionada ao Suporte Básico de Vida para facilitar a realização de atividades de educação em saúde para leigos. Contudo, ainda se faz necessária uma validação da funcionalidade e efetividade da tecnologia proposta para a aprendizagem dos estudantes sobre a temática.

PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde; Primeiros socorros; Jogos; Medicina.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador