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PRIMEIROS SOCORROS NA ESCOLA: AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE ALUNOS E PROFESSORES

KAIYA, Rafael Yuri ¹; MODESTO, Ana Paula ²
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Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A educação sobre engasgo pode vir de diversas fontes, incluindo famílias, escolas e oficinas. Apesar de ser comum, há falta de conhecimento sobre como agir nessas situações de emergência. O presente estudo tem como proposito oferecer um entendimento abrangente das competências relacionadas à saúde no contexto da Obstrução das Vias Aéreas por Corpos Estranhos (OVACE) – situação médica de emergência em que um objeto estranho bloqueia a passagem de ar nas vias respiratórias, comprometendo a respiração – através do desenvolvimento de uma tecnologia de ensino baseada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problema. Nesse sentido, a educação sobre esse tema desempenha um papel crucial em ambientes acadêmicos, onde sua divulgação ainda não é amplamente disseminada. OBJETIVOS: O objetivo do presente estudo é a construção de um método de ensino acessível que aborde o manejo de emergências – especificamente ao engasgo – para pessoas leigas. MATERIAIS E MÉTODO: O projeto é pesquisa metodológica de construção uma tecnologia educacional acessível para ensinar o manejo de OVACE para crianças e adolescentes, sendo desenvolvido em três etapas. Na Etapa 1, ocorreu uma revisão bibliográfica detalhada, identificando verificada a necessidade do desenvolvimento de um método de ensino do manejo de situação de engasgo para leigos. Na Etapa 2, foi elaborado um jogo de cartas, no qual os jogadores possuem dois conjuntos de cartas, um grupo que descreve uma emergência com engasgo, e um grupo de cartas com a ação que deve ser tomada. Na Etapa 3, após a aplicação do jogo, pretendemos realizar um levantamento de quantas pessoas sentem confortáveis para realizar os primeiros socorros em situações de engasgo. RESULTADOS: Foi desenvolvido um jogo de cartas composto por dois conjuntos: um com cenários problemáticos envolvendo diferentes níveis de engasgo, e outro com cartas que instruem sobre os primeiros socorros para cada situação. Ao concluir o jogo, os participantes adquirem conhecimento sobre como lidar com casos de obstrução leve, obstrução grave com a vítima consciente e inconsciente, engasgo em crianças de 1 a 5 anos e em bebês com menos de 1 ano de idade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Após discussão e análise sobre o tema de OVACE, o objetivo de criação do jogo de carta que aborde o tema foi concluído com sucesso, considerando que o jogo foi criado para fácil reprodução futura e a preço reduzido.

PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde; Jogos; Engasgo; Medicina.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador