Logo PUCPR

ALTERAÇÕES ANTOMOPATOLÓGICAS E INFLAMATÓRIAS INDUZIDAS PELA NEFROPATIA DIABÉTICA: O PAPEL DO EXERCÍCIO EM ASSOCIAÇÃO COM O INIBIDOR DO CO-TRANSPORTADOR DE SÓDIO-GLICOSE 2

FORNAZARI, Raphaella ¹; PINHO, Ricardo Aurino De ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A doença renal crônica (DRC) representa um problema de saúde pública global, impactando a qualidade de vida de milhões de indivíduos. A Nefropatia Diabética (ND) é a principal etiologia de DRC no mundo, sendo um agravamento da Diabetes Mellitus. Apesar disso, os aspectos anatomopatológicos e inflamatórios da ND ainda não são completamente elucidados. OBJETIVOS: Avaliar os efeitos de um programa de treinamento físico aeróbico associado à administração do inibidor do co-transportador de sódio glicose 2 (iSGLT2) sobre parâmetros funcionais renais e de estresse oxidativo em animais expostos a um modelo experimental de ND, ponderando resultados anatomopatológicos e inflamatórios renais. MATERIAIS E MÉTODO: Foram coletadas 28 amostras de rim de camundongos Black-C57. Foi realizada a indução da diabetes por dieta hiperlipídica em associação com Estreptozotocina, em seguida foram realizadas análises anatomopatológicas e imunohistoquímicas com NGAL e GSDMD, comparando grupos com e sem treinamento físico (TF) e com presença ou ausência do iSGLT2. RESULTADOS: Foram observadas estatísticas significativas nos grupos: DH + TF X DH+ISGLT2= P: 0,057 DH + TF X SHAM+ISGLT2+TF= P: 0,038 SHAM + TF X SHAM+ISGLT2+TF= P: 0,024, quando analisados sobre parâmetros de leitura da GSDMS e nos grupos: SHAM + TF X DH= P: 0,057, SHAM + TF X DH+ISGLT2= P: 0,057, quando a molécula analisada era a NGAL. Evidencia-se, portanto, que a implementação de uma dieta balanceada, a adoção de um programa de TF regular e a incorporação do tratamento farmacológico utilizando iSGLT2, possuem o potencial substancial de fornecer um papel altamente relevante e benéfico no âmbito do tratamento da ND. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desse modo foi possível avaliar as condições de alterações anatomopatológicas e inflamatórias induzidas pela ND com o papel do exercício em associação com o iSGLT2, demonstrando a importância de estudos no ramo da nefrologia, visando a abordagem translacional entre a pesquisa básica e clínica, para otimizar a qualidade de vida de portadores da ND e atenuar esse impacto socioeconômico na população. Além disso, nosso modelo de indução foi eficaz em deflagrar a ND, observando resultados que justificam o uso do iSGLT2 em associação a terapias não farmacológicas como é o caso do TF. Dessa forma, podendo otimizar a qualidade de vida do portador. É importante ressaltar que outros marcadores sejam estudados, como a Klotho, para melhor detecção, diagnóstico e tratamento da doença.

PALAVRAS-CHAVE: Nefropatia diabética; Inibidor de co-transportador de sódio glicose 2; Obesidade; Doença renal crônica; Diabetes.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador