Logo PUCPR

A IMPLEMENTAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CURITIBA

STUVE, Mateus Rossettim ¹; CAMPOY, Leonardo Carbonieri ²; KRUGER, Caue ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A matéria Projeto de Vida proposta pelo novo ensino médio visa trabalhar com o futuro da juventude, auxiliando na projeção de um futuro. No entanto, alguns pontos devem ser levados em consideração ao trabalhar com tal tema, como a construção da subjetividade e identidade, comunicação, perspectiva de vida etc. OBJETIVOS: Levando em conta o momento atual da educação brasileira, o principal objetivo é entender as perspectivas de futuro dessa juventude, através de uma pesquisa etnográfica com estudantes baixa renda de escola pública em turmas do Ensino Médio. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa etnográfica através do trabalho de campo feito com jovens estudantes do Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva e Dirce do Amaral durante os últimos 3 meses de aula do ano letivo de 2022. RESULTADOS: Esse relato aborda a importância da afinidade e identificação na relação aluno/professor, e o processo para estreitar essa ligação baseado na experiência do
pesquisador. A discussão envolve questões identitárias e construção da subjetividade dos jovens atualmente, destacando com muita ênfase o impacto das redes sociais
nesse processo. Como os alunos estão se apresentando hoje em dia e, sobretudo, como eles estão se identificando uns com os outros. A escola entra em pauta neste
relatório também, pois, a maneira como essa instituição ela lida com os jovens nativos digitais em sala de aula influencia diretamente no aprendizado e na projeção do futuro deles. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essa pesquisa começou desde o momento em que entrei na escola e o incomodo invadiu meu pensamento. A juventude é complexa e precisa ser levada a sério. discutir perspectiva de futuro hoje é discutir tal tema.

PALAVRAS-CHAVE: Subjetividade; Redes sociais; Escola; Identidade; Futuro.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador