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A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE VIDA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

GÜNTNER, Nathalia Avila ¹; CAMPOY, Leonardo Carbonieri ²; KRUGER, Caue ²
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Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A necessidade de trabalhar aspectos socioemocionais nas instituições de ensino é latente, inclusive sendo mencionadas pela BNCC através do desenvolvimento de competências que contribuem para a formação integral do jovem. A partir disso, ocorre a entrada do Projeto de vida como elo entre a educação e a projeção de futuro dos jovens. OBJETIVOS: A crescente demanda pelo desenvolvimento de habilidades socioemocionais incentiva que o tema seja abordado e desenvolvido pelas instituições de ensino, diante disso busca-se compreender como a disciplina “Projeto de Vida”, implantada através do Novo Ensino Médio (2017), pode contribuir para o desenvolvimento dessas competências, analisando inclusive materiais didáticos disponíveis na rede pública e privada. MATERIAIS E MÉTODO: O acompanhamento de aulas do Colégio SESI CIC surgiu com o objetivo de gerar maior entendimento acerca da metodologia utilizada pela instituição e dos conteúdos abordados no Projeto de Vida. Partindo dessa pesquisa de campo, foi necessário o aprofundamento teórico sobre os principais documentos educacionais vigentes, em destaque a Base nacional Comum Curricular e o Projeto Político Pedagógico da instituição escolhida, verificando também os materiais didáticos oferecidos para a disciplina na rede estadual paranaense e no SESI Nacional. RESULTADOS: Um elemento de destaque observado nos dois documentos inicialmente verificados, a BNCC e o PPP do Colégio SESI CIC, foi a constante menção à autonomia do estudante, fato que também foi encontrado na estrutura da instituição de ensino acompanhada, desde o formato pouco convencional das salas de aula ou a separação da turma em equipes à liberdade de escolha dos conteúdos que serão desenvolvidos no próximo trimestre, de acordo com os eixos temáticos definidos pelo SESI Nacional e interdisciplinaridade das oficinas construídas pelos professores.
Há também questionamentos sobre a distribuição da carga horária para o Projeto de vida da instituição, visto que os encontros presenciais representam apenas 33%, podendo prejudicar a proximidade professor-aluno e entre colegas de classe proposto pelo Novo Ensino Médio. Diante disso, cabe salientar a divergência entre as abordagens dos materiais didáticos selecionados, enquanto que o “Meu Projeto de Vida:Uma aventura entre sonhos e desafios” agrega uma visão que inclui a preocupação com o entendimento das subjetividades, inclusive com atividades relacionadas a aspectos sociais e emocionais. Já o “Mundo do Trabalho” relaciona essa noção de projeção de futuro com carreira, unindo as habilidades socioemocionais com as técnicas requisitadas no ambiente profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As abordagens analisadas, tanto no acompanhamento das aulas como nos materiais didáticos verificados, revelam uma preocupação latente relacionada à adaptação do jovem a este novo cenário, onde ele tem papel ativo na própria aprendizagem, fato que demanda maior responsabilidade do mesmo.
A disciplina do Projeto de Vida ainda tem um longo processo de amadurecimento e irá exigir aprofundamento teórico do corpo docente, bem como maior aceitação e abertura dos estudantes. Pode-se perceber que os métodos avaliativos abordados nos livros podem ter grande importância no processo educacional dos jovens, seja na criação de projetos temáticos ou nas rubricas especificadas previamente a um trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO; PROJETO DE VIDA; COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS; MATERIAIS DIDÁTICOS

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador