Logo PUCPR

OS OBJETOS DE ENSINO NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

CHIARELLO, Nicoli Vaz ¹; SILVA, Otto Henrique Martins Da ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Matemática – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Esse trabalho consiste na criação de um blog que compõe a introdução ao tema astronomia, sendo, o foco, uma discussão entre os dois modelos mais conhecidos e criados pelos matemáticos Claudio Ptolomeu e Nicolau Copérnico. No material, abordam-se características importantes de cada modelo, explorado de forma superficial alguns conceitos matemáticos, como os epiciclos que são temas comuns às teorias. OBJETIVOS: O objetivo do trabalho é a elaboração de um material didático no formato eletrônico para o ensino de matemática/física com a finalidade de facilitar e promover um ensino e aprendizagem mais eficaz. MATERIAIS E MÉTODO: Seguindo essa premissa e com o objetivo de alcançar o público-alvo, estudantes do ensino básico, optou-se por uma abordagem metodológica que comtemplasse uma linguagem apropriada e com a utilização de elementos visuais e didáticos, como vídeos e imagens, no intuito de tornar a imersão mais didática e concreta – esse recurso tem como base aspectos relacionados à tecnologia, por compreender que ela também é um elemento potencial de aproximação do público a ser atendido. Como aporte teórico, optou-se pela interdisciplinaridade e as ideias de Edgar Morin relacionadas a afinidade. RESULTADOS: Os resultados são divulgados por intermédio de um blog, em que os modelos são apresentados por meio de textos, figuras e simulador e, também, de forma explicativa. Nesses resultados, pode-se perceber as diferenças dos modelos cosmológicos por meio de figuras e simuladores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Finalmente, ao considerar os aspectos interdisciplinares e tecnológicos, destaca-se a possibilidade de o material didático envolver as áreas de física e matemática, especialmente, a astronomia e a trigonometria, com o uso das tecnologias, especialmente, mídias, simuladores, figuras e hipertextos.

PALAVRAS-CHAVE: Astronomia; Ptolomeu; Copérnico; Geometria; Trigonometria.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador