Logo PUCPR

ELABORAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO MATHEMATICA OU DO WOLFRAM ALPHA

CLAUDINO, Camila ¹; SILVA, Otto Henrique Martins Da ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Engenharia Química – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Neste trabalho exploramos a utilização de softwares matemáticos, de modo específico o Wolfram/Alpha, no ensino das ciências exatas. Seguindo o caminho da modernização do ensino e consequente utilização de ferramentas tecnológicas para o auxílio na aprendizagem, Resende e Martins (2018) apresentam o software matemático conhecido como Wolfram/Alpha. A plataforma encontra-se como um mecanismo de busca online que se destaca por sua abordagem diferenciada em relação à maioria dos outros disponíveis na internet. OBJETIVOS: O trabalho tem como objetivo, desenvolver e implementar objetos de aprendizagem de visualização dinâmica, criados a partir do software Mathematica e do Wolfram Alpha para serem aplicados no ensino do Cálculo Diferencial e Integral. MATERIAIS E MÉTODO: O encaminhamento metodológico se deu por meio de uma revisão bibliográfica, quando se verificou como essas ferramentas tecnológicas se tornaram importantes aliadas no processo de aprendizagem dos estudantes, permitindo a resolução de problemas complexos de forma mais compreensível. O Wolfram/Alpha, em particular, se destacou por sua capacidade de responder a perguntas em linguagem natural e apresentar soluções passo a passo. RESULTADOS: Como resultado, foi criado o website “Calcula+” como uma forma de concretizar os objetos de aprendizagens desenvolvidos para auxiliar no estudo do cálculo, onde disponibiliza-se calculadoras matemáticas advindas do Wolfram/Alpha de forma organizada e direcionada, enriquecendo a experiência de aprendizagem dos estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Concluímos, então, que a integração de tecnologias no ensino da matemática é fundamental para tornar o processo educacional mais atrativo e eficiente, e os softwares matemáticos têm um papel crucial nessa transformação, proporcionando recursos avançados e interativos para auxiliar alunos e professores no aprendizado da matemática, em especial no estudo do cálculo de derivadas e integrais.

PALAVRAS-CHAVE: Softwares matemáticos; Wolfram/Alpha; Ensino do cálculo; Tecnologia educacional.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador