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COVID-19 E OS IMPACTOS NOS ESTUDANTES PÓS PANDEMIA

KRONBAUER, Julia Maria ¹; BASSETO, Adriana Dias ²
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Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Toledo, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Toledo, PR.

INTRODUÇÃO: A literatura pesquisa demonstra que a vivência acadêmica é marcada por diversos impactos, mudanças, seja pela transição do ensino médio à universidade, com o início de uma prática profissional e ingresso ao mercado de trabalho. Perante a covid-19 a população em geral foi atingida por diversas mudanças sendo decorrentes de medidas de prevenção e consequentemente uma necessidade de adaptação ao momento. OBJETIVOS: objetivou-se compreender a saúde psíquica de estudantes universitários no momento pós pandemia e a relação com a experiência de reinício das aulas presenciais. Para tanto, buscou-se identificar as especificidades e os desafios da vida acadêmica; identificar sintomas depressivos vivenciados na vida acadêmica. MATERIAIS E MÉTODO: Revisão bibliográfica de estudos sobre o tema de estudo. Coleta de dados obtida através de Responder ao Questionário de Vivências Acadêmicas em sua versão reduzida (QVA-r), através do software Quatrics; aplicação do Inventário de Depressão Beck (BDI-II); Quantificação e análise dos dados, utilizando uma amostra de 54 estudantes do 2º ano/ingressantes (45) e 9 estudantes concluintes do cursos de psicologia, numa Universidade privada do Oeste do Paraná. RESULTADOS: Com base nos resultados obtidos pelo QVA-r e somado aos demais dados coletados e no Inventário de Depressão Beck, podemos notar aspectos significativos. A variação de idades entre todos os participantes permaneceu na faixa etária entre 18 a 49 anos e público predominantemente feminino (79.63%), são solteiros(85.19%),residem com a família(72.22%) e83,33% dos participantes estão iniciando o primeiro curso de graduação. Nos aspectos relativos à dimensão pessoal, há resultados mais positivos na autopercepção de desempenho com os estudos nos estudantes ingressantes do que nos estudantes concluintes, ao que se refere a responsabilidade ao enfrentamento e assumir o papel de agente ativo de sua própria aprendizagem. Quanto a adaptação em acompanhar o ritmo de estudo os ingressantes (75,5%) afirmam ter pouca dificuldade, já os concluintes (29,47%). Também, apresentam resultados favoráveis no processo de fazer novas amizades, tanto com os colegas de sala, ingressantes e concluintes (34,78%). As expectativas dos estudantes são muito positivas em relação a carreira, ingressantes (35,37%) e concluintes (73,69%). Descrevem ainda que a adaptação e retorno a universidade está sendo um processo tranquilo e favorável. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os recursos metodológicos utilizados contribuíram para compreender a analisar os aspectos pertinentes a saúde psíquica de estudantes universitários no momento pós pandemia e a relação com a experiência de reinício das aulas presenciais. Os estudantes ingressantes e concluintes apresentaram não ter dificuldades na dimensão interpessoal e na dimensão estudo quanto adaptação e ao retorno as atividades. Isso contribui significativamente para que estes estudantes tenham uma visão positiva do curso e da carreira. Observamos que tantos os estudantes ingressantes quanto os concluintes desenvolveram estratégias para melhor lidar com os entraves da vivência acadêmica, aliados ao crescimento pessoal, que permitiu-lhes melhores resultados nas dimensões analisadas nesse trabalho. De modo geral, os estudantes apresentam bons relacionamentos interpessoais, boa adaptação, vivência e desenvolvimento pessoal e social, ou seja, apresentam estabilidade emocional.

PALAVRAS-CHAVE: Saúde mental; Pandemia; Estudantes; Sofrimento psíquico.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador