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RESULTADOS DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE O CONHECIMENTO DA DOENÇA E O LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE EM PACIENTES DIABÉTICOS ATENDIDOS NUM AMBULATÓRIO DE ENDOCRINOLOGIA EM CURITIBA, PR

SILVA, Amanda Carolina Ribeiro ¹; SILVA, Edillyn Lombardi Da ³; DIAS, Júlia Formes ³; JESUS, Maria Carolina Weckerlin De ³; LEINIG, Cyntia Erthal ²
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Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica caracterizada por hiperglicemia persistente devido à deficiência de insulina e/ou falhas em sua ação, a qual, se não tratada adequadamente, tende a evoluir com complicações. O controle do DM requer autogestão ativa no cotidiano, bem como adesão ao tratamento medicamentoso e mudança de estilo de vida. O conhecimento em DM e eficiente letramento em saúde estão associados a melhor controle glicêmico e redução de hospitalizações. OBJETIVOS: Assim, esse trabalho teve como objetivo aplicar intervenção educativa para pacientes diabéticos de um Ambulatório de Endocrinologia em Curitiba, PR e mensurar o nível de conhecimento em DM antes e após intervenção. MATERIAIS E MÉTODO: Esta é uma pesquisa de fase 2, realizada em continuidade ao projeto de Iniciação Científica desenvolvido em 2021-2022 e intitulado “Letramento funcional em saúde, conhecimento sobre a doença e relação com indicadores clínicos e socioeconômicos de pacientes diabéticos atendidos num ambulatório de endocrinologia em Curitiba, PR”. Para esse estudo foram incluídos 17 pacientes diabéticos, maiores de 18 anos e que tivessem agenda ativa de fevereiro a maio de 2023. Foi estabelecido como critério de exclusão a presença de alguma limitação de comunicação que impedisse responder aos instrumentos de coleta de dados. Para a elaboração da intervenção, foram revisados os resultados da fase 1 do projeto de pesquisa, identificando o perfil socioeconômico e demográfico dos pacientes diabéticos atendidos no ambulatório, bem como o nível de conhecimento em DM e letramento em saúde, a fim de detectar demandas específicas e a melhor forma de abordá-las. A intervenção foi aplicada a novos pacientes do mesmo ambulatório juntamente com o teste de conhecimento em DM antes e após a abordagem. Os dados foram armazenados em Excel e analisados por estatística descritiva. Os resultados do teste de conhecimento foram comparados entre os momentos pré e pós-intervenção em diferentes perspectivas pelo teste não paramétrico de Wilcoxon, teste de McNemar-Bowker e teste de McNemar. O nível de significância foi estabelecido em 5%. Os dados foram analisados com o programa computacional IBM SPSS Statistics v.28.0. Corp. RESULTADOS: Como resultados do estudo, foi possível identificar o padrão de pacientes diabéticos que são atendidos no ambulatório e elaborar a proposta de intervenção educativa de acordo com esse padrão, a qual teve impacto significativo nos resultados do teste de conhecimento em DM quando comparados os escores antes e após a abordagem, com uma diferença no número de acertos de até 8 questões após a intervenção (p<0,001). 88,2% dos pacientes melhoraram seu escore após a intervenção, os demais pacientes já haviam atingido escore máximo no momento pré intervenção e mantiveram sua classificação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto é relevante a participação dos pacientes diabéticos em ações educativas para aprimorar o conhecimento em DM e seu letramento em saúde, com possível impacto positivo no controle da doença. Outros estudos devem ser feitos com formato longitudinal avaliando o impacto de intervenções educativas periódicas também no controle clínico da doença e na motivação à mudanças de estilo de vida.

PALAVRAS-CHAVE: Diabetes Mellitus; Letramento em saúde; Educação em saúde.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador