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PRODUÇÃO DE RECURSOS E INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA APERFEIÇOAMENTO DO CONHECIMENTO SOBRE A DOENÇA E LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE EM PACIENTES DIABÉTICOS ATENDIDOS NUM AMBULATÓRIO DE ENDOCRINOLOGIA EM CURITIBA, PR

SILVA, Edillyn Lombardi Da ¹; SILVA, Amanda Carolina Ribeiro ³; DIAS, Júlia Formes ³; JESUS, Carolina Weckerlin De ³; LEINIG, Cyntia Erthal ²
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Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome clínica heterogênea caracterizada por distúrbios metabólicos crônicos, causando a hiperglicemia. Se não tratada de forma correta, tende a evoluir com complicações como cegueira, doença renal crônica, amputação, além de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Frente a tal complexidade, surge a necessidade de um adequado letramento funcional em saúde (LFS), sendo que a educação em saúde é uma das estratégias que pode contribuir para o LFS e o autocuidado de pessoas com DM. OBJETIVOS: Produzir recursos e intervenções educativas voltadas à análise do LFS e do grau de conhecimento sobre o DM. MATERIAIS E MÉTODO: Pesquisa de fase 2, de caráter descritivo-analítico, com desenho transversal e abordagem quantitativa, realizada a partir de pesquisa de fase 1 em um ambulatório de endocrinologia em Curitiba, PR. Como critérios de inclusão, foi determinada a população de pacientes com DM diagnosticada, com idade acima de 18 anos e participantes da pesquisa de fase 1. Mediante a leitura dos resultados obtidos na fase 1, foram analisadas informações a respeito da avaliação do conhecimento sobre a doença, investigação de estado cognitivo e da mensuração do letramento funcional em saúde dos pacientes. Dessa forma, foi elaborado um plano de ensino e revisão bibliográfica, além da confecção de slides, visando guiar os temas desenvolvidos na proposta de intervenção. A apresentação, por sua vez, foi desenhada para uma abordagem expositiva dialogada, com ilustrações e analogias para favorecer o entendimento básico sobre a doença e sua fisiopatologia e momentos interativos que demonstrassem a compreensão dos sujeitos. Ademais, um folder contendo um resumo escrito dos principais pontos a respeito na doença foi produzido para ser entregue aos pacientes como parte da proposta de intervenção. A proposta foi elaborada para ser aplicada em uma única consulta em 30 minutos, de modo a propiciar privacidade aos participantes. RESULTADOS: Com base nas demandas apresentadas na pesquisa anterior de fase 1, foi possível observar que na segunda etapa do B-TOFHLA, cerca de 73,3% dos pacientes analisados obtiveram desempenho insuficiente ou moderado, demonstrando uma dificuldade significativa em leitura e compreensão textual. Ademais, observou-se a presença de certa dificuldade em ler a embalagem do medicamento e de compreender informações escritas, demonstrando possível correlação com níveis pouco adequados de letramento em saúde. Dessa forma, destacou-se como relevante a elaboração da proposta de intervenção personalizada, especialmente direcionada às principais dificuldades apontadas para os pacientes diabéticos desse ambulatório. De modo geral, o conteúdo abordado na proposta de intervenção incluiu cuidados diários, medicações, nutrição, atividades físicas e automonitoramento da glicemia a fim de evitar as possíveis consequências da doença a longo prazo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados obtidos nesse trabalho sugerem que intervenções educativas com metodologia de ensino ativa são mais eficazes na promoção do autoconhecimento sobre o diabetes, proporcionando hábitos de vida mais saudáveis para esses pacientes. Além disso, fica evidente a importância do empoderamento do paciente em relação a sua condição de saúde, podendo levar a mudanças tão almejadas para o controle glicêmico.

PALAVRAS-CHAVE: Diabetes Mellitus; Letramento em saúde; Educação em saúde.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador