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ENSINO DE ANATOMIA RADIOLÓGICA DO TÓRAX NA GRADUAÇÃO MÉDICA: O QUE O MÉDICO GENERALISTA PRECISA SABER

BARROS, Laura Galliano De ¹; SANTOS, Eduardo Antonio Andrade Dos ²
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Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A evolução da Medicina é sustentada por uma variedade de conhecimentos fundamentais, dentre eles a Anatomia Humana, a qual facilitou o entendimento da morfologia e fisiologia dos órgãos e sistemas. Estendendo-se aos dias atuais, diversos procedimentos na área da saúde, como, desde a execução correta do exame físico até a performance de cirurgias de alta complexidade, estão alicerçados no domínio da Anatomia Humana, explicitando a importância do conhecimento amplo e bem sedimentado dessa área por parte dos profissionais. Na graduação médica, a metodologia tradicionalmente utilizada nas aulas de Anatomia Humana é a dissecção de cadáveres, no entanto, essa abordagem de ensino tem sido dificultada por mudanças curriculares, restrições logísticas e financeiras. Dessa forma, faz-se necessário utilizar outras metodologias que viabilizem o aprendizado dos graduandos com a mesma qualidade de ensino, como por exemplo, o uso de exames de imagem. Tal estratégia contribui para o ensino da anatomia humana, bem como facilita o entendimento da radiologia, posteriormente abordada na graduação de medicina, já que para identificar estruturas alteradas, é necessário conhecer como são as estruturas em seu aspecto normal. Ainda, os exames de imagem representam uma das principais apresentações da anatomia na prática médica. OBJETIVOS: Assim, o presente estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de Currículo Essencial de Anatomia Radiológica do tórax, de maneira que assista o ensino da anatomia na graduação de medicina, ao mesmo tempo em que priorize o ensino dos conteúdos de anatomia da forma que eles se apresentam na prática médica. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, o estudo foi executado em etapas (revisão de literatura, elaboração de uma lista de estruturas anatômicas, envio de formulários, análise dos resultados e elaboração do currículo essencial). A metodologia se respalda no envio de um questionário a médicos professores e/ou preceptores do curso de medicina da PUCPR, em que eles deveriam avaliar a relevância de estruturas anatômicas torácicas no contexto da radiologia, em uma escala de Likert de 4 pontos. O formulário foi dividido com 4 seções a partir dos exames de imagem mais utilizados, sendo eles: radiografia de tórax em incidência posteroanterior, radiografia de tórax em incidência de perfil, tomografia computadorizada em janela de pulmão e tomografia computadorizada em janela de mediastino. As respostas do questionário foram inseridas em planilha na plataforma Excelâ e analisados estatisticamente em relação ao grau de consenso, a partir do Índice De Loe. Participaram da pesquisa 26 professores e preceptores do curso de medicina da PUCPR, abrangendo um total de 15 especialidades médicas distintas. RESULTADOS: Ao término, o Core Curriculum proposto é composto por 43 das 94 estruturas inicialmente listadas. Essas 43 estruturas foram identificadas como fundamentais para o conhecimento de um médico generalista no contexto da anatomia radiológica do tórax, uma vez que foram recomendadas pelos especialistas com alto e médio grau de consenso. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O currículo dos cursos de medicina precisam estar alinhados com as competências desejáveis para o médico generalista. Espera-se que estudo possa trazer melhorias na assistência médica em cenários de urgência e emergência.

PALAVRAS-CHAVE: Anatomia humana; Anatomia radiológica; Currículo essencial.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador