Logo PUCPR

USO DAS TECNOLOGIAS MÓVEIS E DO PROJETOR MULTIMÍDIA NA PRÁTICA DOCENTE

GAIO, Luis Henrique ¹; SILVA, Otto Henrique Martins Da ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Esse trabalho é resultado de uma pesquisa de iniciação científica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e trata de observações do uso de tecnologias digitais na prática pedagógica. As tecnologias utilizadas são o tablet, o notebook e projetor multimídia e são empregadas de forma integrada duas a duas, ou seja, notebook-projetor, tablet-projetor, ou de forma tripla – notebook-tablet-projetor; além de outras possibilidades envolvendo a TV Smart. OBJETIVOS: O objetivo desta pesquisa é desenvolver práticas metodológicas que possibilitem o uso didático dos notebooks e tablets integrados ao projetor multimídia ou às TV Smarts e desenvolver reflexões sobre como as tecnologias podem acrescentar, nortear e facilitar as aprendizagens para os discentes. MATERIAIS E MÉTODO: O principal método aplicado para a realização da pesquisa foi a observação e anotações em sala de aula durante a realização da prática pedagógica. Além disso, foram necessárias leituras, análise e reflexões de texto acadêmicos, principalmente, artigos científicos relacionados ao uso de tecnologias digitais na prática pedagógica. Durante as realizações das aulas, o uso das tecnologias digitais foi realizado de forma integrada, ou seja, notebook-projetor, tablet-projetor, dentre outras, em que a opção dos equipamentos integrados foi feita para cada aula específica. Essa integração se deu de forma bem dinâmica para explicar os conteúdos de ensino e realizar as atividades de fixação dos conceitos. RESULTADOS: Nessas observações os estudantes participaram de forma interativa, dirimindo dúvidas e realizando cópias nos cadernos das atividades realizadas, ou seja, conceitos, definições e exercícios. Finalmente, destaca-se que durante as práticas observadas, todos os equipamentos tiveram um excelente funcionamento, e, também, ficou claro, por meio das observações e anotações, que esse conjunto de equipamentos tecnológicos e integrados possibilitam uma prática pedagógica com o uso de tecnologias digitais de uma forma plena, diversificada e atraente aos estudantes, possibilitando, inclusive, o uso de outras tecnologias digitais como software, aplicativos, sites, jogos, quizz, simuladores, etc. de forma dinâmica e interativa com os estudantes durante todas as aulas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto, considera-se essa prática pedagógica, com o uso dessas tecnologias digitais, uma possibilidade concreta de ser implementada em sala de aula, inclusive em escolas públicas de qualquer região do Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias digitais; Práticas pedagógicas; Ensino de tecnologias; Tecnologias da educação; Tecnologias móveis.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador