Logo PUCPR

ELABORAÇÃO DE MATERIAL ORIENTADOR PARA O USO DE IMAGENS ASTRONÔMICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

HOSTI, Brunno Pleffken ¹; CARARO, Angela Cristina ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: As análises dos resultados de uma pesquisa aplicada com 41 professores mostraram que, apesar do alto interesse, muitos dos docentes têm incertezas de como inserir tópicos da Astronomia em suas aulas e se sentem intimidados com o elevado teor técnico dessa área do conhecimento quando ensinada em profundidade. OBJETIVOS: A elaboração de um guia destinado a professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Novo Ensino Médio para orientá-los no uso interdisciplinar de imagens astronômicas de objetos do céu profundo, não apenas nas áreas da física e matemática, mas também da química e da biologia.

MATERIAIS E MÉTODO: Obtivemos 1 (uma) hora de disponibilidade de tempo de exposição de uso do Las Cumbres Observatory Global Telescope Network (LCOGT) para a captação das imagens de um telescópio refletor Meade de 16” modificado e equipado com uma câmera CCD modelo SBIG STL-6303 (BROWN, 2013) para realizar o tratamento dessas imagens da mesma forma que astrônomos profissionais o fazem. Para esta pesquisa foram usados dois softwares: o FITS Liberator e o Adobe Photoshop 2023.
O FITS Liberator foi usado para equalização de histogramas e extração dos dados visíveis para serem exportados em imagens no formato TIFF (já que o Photoshop não consegue ler arquivos FITS nativamente) para, depois, serem “coloridos” e empilhados no Adobe Photoshop.
A etapa de empilhamento se consiste em mesclar cada uma das imagens monocromáticas em seus respectivos canais RGB, formando uma única imagem colorida. A etapa final, o pós-processamento, que também pode ser feita no Photoshop, inclui ajustes de brilho, contraste e meio-tom para correções de cor e uma melhor apresentação do produto (GALLAWAY, 2020). No entanto, para esses ajustes finais, pode ser usado qualquer software que o estudante tenha familiaridade, como o Lightroom, o DxO PhotoLab ou até mesmo o Apple Photos.

RESULTADOS: O resultado final contempla um produto didático educacional intitulado “A Física, Química e Biologia das Imagens Astronômicas – Guia interdisciplinar para uso de imagens astronômicas no ensino de Ciências da Natureza” para uso de professores dos níveis fundamental, médio e superior.
O guia encontra-se no Apêndice B do Relatório Final (pág. 47).
CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Astronomia é uma ciência que abrange diversas áreas de conhecimento. A pesquisa revelou, através da análise, que os professores entrevistados demonstram grande interesse na inclusão de tópicos de Astronomia em sala de aula. No entanto, a maioria dos professores que levam conceitos da Astronomia para a sala de aula é formada por profissionais das ciências exatas, como Física e Matemática, uma vez que professores de outras licenciaturas se sentem intimidados com o conteúdo técnico da área. Esses pontos identificados abrem oportunidades para a inclusão de temas da Astronomia em suas respectivas áreas de formação e domínio, e foram fundamentais para a elaboração do Guia Interdisciplinar, intitulado “A Física, Química e Biologia das Imagens Astronômicas”.

PALAVRAS-CHAVE: telescópios robóticos; imagens astronômicas; ensino de ciências da natureza;

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador