Logo PUCPR

EXERCÍCIO FÍSICO E PROGNÓSTICO DE DIABETES: ESTUDO DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL PARA EDUCADORES FÍSICOS.

CALARGE, Laila Pereira ¹; MONTEMOR, Claudia Nascimento ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O diabetes mellitus (DM) é uma das doenças crônicas mais prevalentes na população, apesar da sua etiologia possuir forte fator hereditário como causa, os fatores ambientais e comportamentais influenciam no desenvolvimento de tal patologia bem como no desenvolvimento de complicações como doença cardiovascular, doença renal dentre outros. Por isso, o tratamento se torna tão necessário, e consiste em mudança de estilo de vida, além do medicamentoso. As mudanças de estilo de vida compreendem além da alimentação adequada, sono reparador, evitar substâncias como tabaco e álcool; a prática de atividade física, que, nessa população deve se ter um cuidado em especial com as particularidades e complicações da doença. OBJETIVOS: Como a inserção de hábitos saudáveis é a principal forma de tratamento precoce e a longo prazo do diabético, sobretudo a prática de exercícios físicos, nesse estudo será analisado o quanto os educadores físicos estão preparados para lidar com o indivíduo portador de diabetes MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizado um estudo transversal, não randomizado e experimental com coleta de dados pré e pós-intervenção. O estudo foi realizado com 28 educadores físicos da cidade de Londrina, atuantes em academias da região, sendo aplicado um questionário sobre o manejo de pacientes diabéticos e suas eventuais complicações. Os questionários foram aplicados de forma online, via Google Forms, e a intervenção foi inserida em forma de vídeo via YouTube e disponibilizada após a primeira aplicação do questionário. Assim, os dados coletados foram submetidos a análise estatística via software estatístico STATA 13.0® e um nível de significância de 0,05 foi considerado. O desfecho primário nesse estudo foi a nota avaliada por um teste desenvolvido pelos próprios autores, podendo assumir valores de 0-100. Nesse teste foram incluídas 15 perguntas objetivas a partir da literatura mais recente disponível sobre a conduta dos indivíduos portadores de diabetes durante a prática de exercício RESULTADOS: A partir das 28 repostas de profissionais de educação física submetidos ao estudo e com base nos dados obtidos, foi possível avaliar o domínio prévio dos profissionais relacionado ao tema estudado e a melhoria obtida pós-intervenção. A média obtida dos resultados pré-intervenção foi de 52,29 com desvio padrão de 20,11 e a mediana pós-intervenção foi de 71,42 com intervalo interquartil entre 57,14 e 78,57. Além de que, considerando a análise quantitativa, utilizando o teste de Wilcoxon, a diferença entre as provas foi de 12,75 com desvio-padrão de 23,27. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Levando em consideração os resultados obtidos, foi possível concluir que o estudo de intervenção apresentou resultados positivos, sendo eficiente na melhora do conhecimento e domínio dos profissionais de educação física no manejo e cuidados com os indivíduos portadores de diabetes.

PALAVRAS-CHAVE: Diabetes; Tratamento; Exercício.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador