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PERSPECTIVAS TRANSUMANISTAS DO USO DE NOOTRÓPICOS

ZYS, Daniela Coelho ¹; CANDIOTTO, Kleber Bez Birolo ²
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Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A busca pela expansão e potencialização das capacidades humanas, sejam elas físicas ou intelectuais, é um tema controverso: a busca não é por saúde e qualidade de vida, mas pelo aumento de habilidades já presentes e funcionais, para maior disposição e produtividade nos estudos e no trabalho. Os nootrópicos, por sua vez, se propõem a proporcionar o aumento de capacidades cognitivas humanas e vêm ganhando cada vez mais força e popularidade entre as pessoas. OBJETIVOS: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a efetiva contribuição do desenvolvimento de nootrópicos para a busca de aprimoramento cognitivo humano, de acordo com a perspectiva transumanista. MATERIAIS E MÉTODO: O método empregado foi o de revisão bibliográfica narrativa, utilizando-se tanto de material quantitativo e científico, quanto de ensaios e declarações filosóficas/bioéticas. RESULTADOS: Os resultados encontrados indicam a relevância do transumanismo enquanto uma forma de leitura e compreensão bioética dos possíveis impactos dos melhoramentos cognitivos farmacológicos tanto a nível individual, quanto a nível sociocultural. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que, apesar da escassez de dados nesta área, os nootrópicos se apresentam como uma tecnologia futura capaz de despertar inúmeras discussões bioéticas e debates regulatórios, sendo assim necessárias mais produções que explorem este prolífero campo. Ainda, considerando-se o aumento exponencial em sua utilização, explorações experimentais no Brasil se fazem muito necessárias neste campo.

PALAVRAS-CHAVE: Nootrópicos; Transumanismo; Melhoramento humano; Bioética.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador