Logo PUCPR

DESFECHOS CARDIOVASCULARES DE INIBIDORES SGLT-2 EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E OBESIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE

FRANÇA, Ana Carolina De ¹; MOURA, Lidia Ana Zytynski ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A insuficiência cardíaca (IC) é uma doença com um nível significativo de morbimortalidade, com altas taxas de hospitalização. Dentre as diversas comorbidades possivelmente associadas, a obesidade pode estar presente em até 49% dos casos, principalmente na IC com fração de ejeção preservada. O uso de inibidores SGLT-2 tem demonstrado grandes resultados em desfechos importantes na IC. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho é avaliar o benefício destas drogas em pacientes com IC e obesidade sobre desfechos cardiovasculares. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, foi performada uma revisão sistemática e meta-análise de acordo com o protocolo PRISMA utilizando as seguintes bases de dados: PubMed, Embase e Cochrane. RESULTADOS: Foram incluídos exclusivamente estudos controlados randomizados que comparam os efeitos de inibidores SGLT-2 com placebo sobre desfechos cardiovasculares em pacientes com obesidade e IC, independente da fração de ejeção. De 3.732 resultados encontrados, cinco estudos foram incluídos nesta revisão, totalizando 8.979 pacientes a serem avaliados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O uso de inibidores SGLT-2 demonstrou redução significativa do desfecho composto de morte cardiovascular e hospitalização ou visita ambulatorial de urgência por IC, tanto em pacientes com índice de massa corporal ≥ 30 (HR 0,76; IC 95% 0,69- 0,84; p < 0,00001; I2 = 12%), quanto no grupo sem obesidade (HR 0,77; IC 95% 0,71- 0,84; p < 0,00001; I2 = 4%). Houve redução estatisticamente significativa de morte cardiovascular e hospitalização/visita ambulatorial de urgência por IC com o uso de inibidores SGLT-2 em comparação com placebo em pacientes com IC e obesidade.

PALAVRAS-CHAVE: Obesida; INS. Cardiaca;iSGLT2.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador