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DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E USO DE NOOTRÓPICOS: ENTRE O TRATAMENTO E O MELHORAMENTO

ALMEIDA, Rafael Valerio De ¹; CANDIOTTO, Kleber Bez Birolo ²
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Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Os nootrópicos constituem uma categoria de substâncias naturais ou sintéticas, que possuem como objetivo primordial a otimização das funções cognitivas, tais funções abrangem áreas como a atenção, linguagem, memória, aprendizagem, percepção e o pensamento. Essas substâncias têm sido extensivamente exploradas em virtude de sua capacidade de influenciar processos mentais e aprimorar habilidades cognitivas, especialmente no que tange a performance intelectual. OBJETIVOS: A presente pesquisa possui o objetivo de compreender o panorama do fenômeno de melhoramento humano, à luz da perspectiva transhumanista e de uma perspectiva crítica, de maneira a entender as implicações do uso desta tecnologia, tal como em suas futuras reverberações e aplicações no futuro. MATERIAIS E MÉTODO: Essa pesquisa trata-se de uma revisão de literatura narrativa, qualitativa, cujos artigos científicos foram buscados nas bases de dados: PubMed, Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (Medline), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsico). RESULTADOS: Os descritores utilizados foram: cognição, nootrópicos, melhoramento cognitivo e aprendizagem. Inicialmente, realizou-se uma breve introdução acerca do tema de melhoramento, fundamentada na análise de conteúdo de textos científicos, visando elucidar os conceitos subjacentes a temática de aprimoramento, bem como suas nuances e elementos. Em seguida, a pesquisa teve por atenção analisar os potenciais dilemas emergentes em decorrência dos processos de melhoramento através do embasamento técnico-cientifico e investigatório de textos filosóficos e psicológicos, concebidos por pesquisadores nacionais e internacionais. Analisa, também, as motivações dos indivíduos que buscam melhorar a si mesmos, a partir de pressupostos éticos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nesse desdobramento, conclui-se que o melhoramento cognitivo se configura como uma realidade de extrema complexidade, ora por sua regulamentação e fiscalização até dado momento incipientes, ora por questões taxonômicas que necessitam de análises e critérios minuciosos, especialmente no que tange a utilização de maneira indiscriminada.

PALAVRAS-CHAVE: Melhoramento cognitivo; Psicologia; Filosofia; Cognição.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador