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OS TEMES NA PERSPECTIVA DE SUSAN BLACKMORE

NOGUEIRA, Maisa Silva ¹; CANDIOTTO, Kleber Bez Birolo ²
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Curso do(a) Estudante: Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A simbiose entre os domínios da biologia e da sociologia, quando aplicada à análise das ações sociais, emerge como um empreendimento de notável relevância para a elucidação da complexidade da mente humana e das lacunas de conhecimento que se estendem como horizonte inexplorado. A fusão entre biologia e memética assume um papel de primordial significância nesse esforço de desvendar as condições subjacentes à evolução da humanidade. A estrutura teórica delineada por Dennett, Blackmore e Dawkins proporciona uma gama de potencialidades suscetíveis de serem escrutinadas. Nesse contexto, a emergência da era digital, bem como a difusão e o contínuo aprimoramento dos memes, segundo a perspectiva de Blackmore, engendram uma notória expansão dos memes conceituados por Dawkins, ampliando assim o leque de interações pertinentes. OBJETIVOS: O presente trabalho tem o intuito de investigar a relação entre genes e memes na evolução da mente humana, com foco nas perspectivas de Dawkins, Dennett e Blackmore, considerando a influências dos genes, memes e linguagem na cultura e na crescente cultura digital. MATERIAIS E MÉTODO: O processo investigativo empreendido abrange revisões bibliográficas, abarcando artigos e obras concernentes aos referidos autores, bem como investigações sobre o cerne dos replicadores genéticos e sua relação com a cultura, especificamente dos memes no ambiente digital. A seleção do material teórico obedeceu a critérios pautados pela plataforma Sucupira, sendo priorizados artigos classificados como Qualis A1 e A2. Porém, dada a escassez de abordagens relacionadas ao tema, a análise foi expandida para contemplar outras revistas acadêmicas. RESULTADOS: Richard Dawkins adotou o conceito de meme como replicador cultural, destacado sua semelhança com os genes no processo de replicação e seleção. Daniel Dennett amplia as investigações no que afetam a memética na concepção de consciente e mente humana e Susan Blackmore incorpora ambas as teorias para tentar entender a memética nas esferas digitais. A compreensão da mente requer uma abordagem interdisciplinar, combinando biologia, sociologia, filosofia e agora tecnologia digital. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dawkins pavimenta uma estrutura teórica capaz de lançar luz sobre a transmissão cultural mediada por meio dos memes, enquanto Dennett edifica reflexões sobre a consciência como fenômeno intrinsecamente integrado. Blackmore incorpora e atualiza essas teorias, contribuindo com uma nova perspectiva que incursiona nos domínios do digital, por conseguinte, desvendando os recônditos da mente humana diante dos avanços tecnológicos.

PALAVRAS-CHAVE: Memes; Temes; Blackmore; Filosofia da mente.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador