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UMA ANÁLISE SOBRE O PAPEL DOS PERSONAGENS NEGROS E NEGRAS NAS OBRAS DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE E IDENTIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA

MANCIO, Maraiza Nayara ¹; NASCIMENTO, Sergio Luis Do ²
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Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A literatura infanto-juvenil é um gênero literário indicado para as crianças e adolescentes com idade entre 05 e 13 anos, proporcionando por meio das suas obras o desenvolvimento de um olhar mais crítico sobre os diferentes fatos que se apresentam nesse período e contribuindo para a construção da identidade enquanto indivíduo de uma sociedade, contudo, observa-se que a presença de personagens negros e negras nessas obras ainda é muito pequena e, quando há, na maioria dos casos é representado reforçando estereótipos sobre essa população. OBJETIVOS: Analisar os estereótipos raciais contidos nas obras da literatura infanto-juvenil e as consequências psicossociais geradas a partir da falta de representatividade de negras(os), nesse meio midiático, ressaltando a estruturação da sociedade baseada nos princípios do branqueamento. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi realizada por meio da análise dos personagens presentes nas obras da literatura infanto-juvenil, buscando identificar a presença de personagens negros e negras, bem como o papel que ocupam na história, analisando se estes operam reforçando estereótipos e os princípios do branqueamento ou, se traz uma influência positiva contribuindo com uma representatividade importante para a construção da identidade da população negra. RESULTADOS: Por meio da análise dos dados, foi possível observar que há uma ausência e sub-representação da população negra nos livros da literatura infanto-juvenil analisados neste trabalho, bem como o uso de traços e características atribuídos a personagens que representavam papel de vilões ou inimigos. Dentre as obras, somente uma delas apresentou personagens negros, contudo, ocupavam papéis de subordinação e inferioridade, ressaltando uma relação de dominação e hierarquia reforçando a concepção de que os personagens brancos são aqueles considerados universais e representantes do que é humano, civilizado e detentor do saber, da beleza e da capacidade de ocupar posições de poder. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao realizar a pesquisa foi possível observar que há uma ausência na representação da população negra na literatura infanto-juvenil e, ao considerar que tais obras estão presentes na maioria das escolas, sendo, em muitas vezes, os únicos ambientes em que as crianças tem acesso a literatura, essa ausência e representações atreladas a estereótipos contribuem negativamente na construção da identidade dessas crianças, pois não se reconhecem ou encontram referências semelhantes a elas, contribuindo numa interiorização de um modelo de identidade muito distinto, fazendo com que, em muitos casos, a criança não se sinta pertencente a aquele ambiente ou situações. Há um avanço na elaboração de obras da literatura infanto-juvenil com a presença de personagens negros e negras que contribuem na construção de uma identidade positiva sobre si e o mundo, contudo, ainda são pouco conhecidas e divulgadas, dependendo muito do contexto e da preocupação dos servidores para elas serem apresentadas e utilizadas em ambientes como a escola.

PALAVRAS-CHAVE: Racismo; Ideologia; Identidade; Representatividade.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador