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VALIDAÇÃO METODOLÓGICA DE MODELO TRIDIMENSIONAL NO ENSINO DE APRESENTAÇÃO ANTIGÊNICA

GUERRA, Erick ¹; SUSIN, Michelle Fernanda ²
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Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O emprego de Metodologias Ativas nos cursos superiores privilegia a participação do aluno na construção do conhecimento ao centralizá-lo como sujeito da aprendizagem, apoiado no professor como mediador do processo. A Imunologia é a ciência que estuda os mecanismos de defesa biomoleculares dos organismos, e é uma disciplina de suma importância nos cursos da área da saúde, podendo ser vista como uma oportunidade para implementar Metodologias Ativas visando auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Na primeira etapa do projeto, os pesquisadores desenvolveram um modelo tridimensional, através de impressão 3D, que representa a Apresentação Antigênica, um processo de reconhecimento realizado pelos Linfócitos T, aos peptídeos apresentados pelas células apresentadores de antígenos (APCs) através do Complexo Maior de Histocompatibilidade (MHC). Nessa pesquisa, o modelo tridimensional foi protagonista de uma aula sobre o tema de Apresentação Antigênica para acadêmicos de Medicina da PUCPR. OBJETIVOS: Avaliar o impacto do uso do modelo tridimensional na compreensão do conteúdo de Apresentação Antigênica, bem como sua percepção subjetiva acerca da atividade, por parte dos acadêmicos do curso de Medicina da PUCPR que estão tendo seu primeiro contato com a Imunologia Médica. MATERIAIS E MÉTODO: A validação do modelo tridimensional ocorreu com 14 voluntários que assinaram um TCLE e participaram da aula protagonizada pelo modelo. Os voluntários preencheram um questionário-teste antes e depois da atividade, a fim de avaliar a apreensão do conteúdo ministrado, e de fornecer suas impressões subjetivas sobre a atividade. RESULTADOS: Observou-se que o índice de acerto das questões avaliativas no formulário pré-teste era de 60,4%, valor que subiu para 87,4% no formulário pós-teste, uma melhora de 27% no índice de acertos. Ainda, subjetivamente, 100% dos voluntários forneceram críticas positivas no segmento final do formulário pós-aula, elogiando os pesquisadores, o modelo tridimensional e a metodologia implementada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente estudo demonstrou que o modelo 3D de apresentação antigênica é uma ferramenta eficaz para a compreensão deste conteúdo por parte dos acadêmicos do curso de Medicina da PUCPR e poderá ser implementado como material-chave no processo de ensino de Imunologia do curso de Medicina da PUCPR Campus Curitiba, PR.

PALAVRAS-CHAVE: Imunologia; Apresentação Antigênica; Educação médica; Metodologias ativas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador