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A INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA COMO AGENTE POTENCIALIZADOR DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM CRIANÇAS DE 0 A 1 ANO ATRAVÉS DO BRINCAR

CEBALLOS, Lia De Souza ¹; RIBAS, Cristiane Goncalves ²
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Curso do(a) Estudante: Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Fisioterapia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A idade 0 a 1 ano contempla um período importante do desenvolvimento psicomotor e aquisição do processo de aprendizagem, tornando a criança suscetível aos diversos estímulos ambientais que lhe forem oferecidos, e assim, favorecendo um desenvolvimento pleno e propiciando a obtenção de diversos marcos motores, cognitivos e sociais. Sendo assim, esta é a razão pela qual a estimulação dessas crianças em ambientes ricos em experiências sensoriais são de grande importância para um desenvolvimento global pleno e adequado, visando alcançar a melhor qualidade de vida. OBJETIVOS: Facilitar e analisar o processo de desenvolvimento motor e aquisição das demais habilidades de crianças matriculadas na educação infantil de 0 a 1 ano por intermédio da relação entre a fisioterapia e a psicomotricidade proporcionando melhora significativa das condições de relações sociais, cognitivas e motoras, objetivando um desenvolvimento pleno e sem intercorrências futuras. Buscando informações múltiplas para auxiliem na compreensão referente a evolução motora no período infantil, para que, por fim, seja possível estabelecer a conduta terapêutica correta, visando a individualidade de cada criança participante do estudo. MATERIAIS E MÉTODO: Durante a pesquisa foi realizada a categorização das informações mais relevantes através de uma revisão bibliográfica referente às contribuições da fisioterapia no processo de desenvolvimento neuro psicomotor infantil, de maneira concisa, juntamente com a obtenção de dados no Centro Educacional Marista, referente as crianças pertencentes às turmas de berçário A e B, contemplando o nível de desenvolvimento motor dos mesmo e quais suas lacunas físicas, psíquicas e sociais. RESULTADOS: Os resultados sugerem que dentre as crianças avaliadas, apresentam atraso motor em trocas de postura, equilíbrio e motricidade fina e que fatores de risco ambientais, socioeconômicos, genéticos e multifatoriais são as principais causas de atrasos neuropsicomotores, fazendo com que as crianças necessitem de imediata intervenção psicomotora, para que as mesmas não sofram com consequências futuras causadas por lacunas obtidas no início de sua infância como dificuldade de aprendizagem no período escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim pode-se observar que a intervenção psicomotora juntamente a inserção no ambiente escolar e demais ambientes ricos em experiências multissensoriais, resultam em desenvolvimento global pleno e de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Psicomotricidade; Desenvolvimento motor; Intervenção; Fisioterapia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador