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SERVIÇOS PÚBLICOS COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM CIDADES E SUAS RELAÇÕES COM SUBPROJETOS DE CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA

BATISTA, Leticia De Almeida ¹; REZENDE, Denis Alcides ²
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Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Além das questões urbanas, rurais, ambientais, sociais, físico-territoriais e legais, as cidades estão enfrentando desafios, dificuldades e dilemas por razões políticas, financeiras e econômicas. Esses desafios podem ser minimizados pelos resultados dos projetos em cidades e projetos de cidade digital estratégica, principalmente disponibilizando informações para as decisões e fornecendo serviços públicos adequados aos cidadãos, a partir dos recursos da tecnologia da informação disponíveis. OBJETIVOS: Identificar serviços públicos e suas relações com conceitos ou subprojetos de cidade digital estratégica. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia da pesquisa enfatizou 2 estudos de caso que empreenderam análises quantitativas e qualitativas dos serviços públicos identificados, passando por três fases: preparar, coletar, identificar e documentar. As variáveis da pesquisa abrangeram: nome da temática; nome do serviço público; e quantidade de serviços públicos ofertados aos cidadãos. RESULTADOS: Para a cidade-estado de Singapura, foram identificados 33 serviços públicos, divididos em 6 temáticas municipais, relacionadas com o projeto “Singapura Smart City”, idealizado pelo governo de Singapura. Já para a cidade de Amsterdã, foram identificados 14 serviços públicos, divididos em 5 temáticas municipais, relacionadas ao projeto “Amsterdam Smart City”. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A conclusão demonstrou que as cidades envolvidas fornecem serviços públicos adequados aos cidadãos, fazendo parte dos conceitos aplicados de cidade digital estratégica.

PALAVRAS-CHAVE: Cidade digital estratégica; Serviços públicos municipais; Planos públicos municipais; Administração pública.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador