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A RELAÇÃO DA HIDROLOGIA COM A COMUNIDADE DE PTERIDÓFITAS NA FLORESTA ESTADUAL DO PALMITO

WITTMANN, Bruna Eduarda Waldenski ¹; CANESTRARO, Bianca Kalinowski ³; KERSTEN, Rodrigo De Andrade ²
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Curso do(a) Estudante: Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: As pteridófitas são um componente essencial da flora tropical representando aproximadamente 10% do total de plantas vasculares. OBJETIVOS: O estudo teve como objetivo identificar a influência da profundidade do lençol freático sobre a comunidade de pteridófitas. MATERIAIS E MÉTODO: Foram analisadas três comunidades de pteridófitas terrícolas em diferentes níveis de lençol freático. O estudo foi realizado no Parque Estadual do Palmito, em Paranaguá. Para o levantamento hidrológico, instalou-se piezômetros e gerou um perfil topográfico das áreas. Para o levantamento quantitativo foram analisadas 20 parcelas de 2 x 2 m (totalizando 800m2) em cada área. Foram analisados valores de cobertura absoluta, cobertura relativa, frequência e riqueza. A diversidade foi analisada pelos índices de Shannon (H’), Margalef (Da) e teste estimador Chao-1. A família mais frequente foi Polypodiaceae (5 espécies). RESULTADOS: Foram registradas 4 espécies exclusivas da área úmida, 1 da área média e 3 da área seca. A análise de ordenação indica separação entre as áreas e apresentou uma sobreposição parcial da área úmida e média por conta da topografia. Os índices de Simpson e Margalef indicaram pouca mudança de diversidade entre as áreas e o teste estimador Chao-1 se aproximou do nível de riqueza encontrada no estudo CONSIDERAÇÕES FINAIS: A profundidade do lençol freático teve influencia significativa sobre a comunidade de pteridófitas mostrando que mesmo pequenas alterações hidrológica têm efeitos significativos sobre a vegetação

PALAVRAS-CHAVE: Hidrologia; Diversidade; Restinga baixa; Licófitas; Samambaias.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador