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DESENVOLVIMENTO DE UMA SOLUÇÃO TECNOLÓGICA PARA A DISPONIBILIZAÇÃO DE INDICADORES SOBRE O ENSINO DE ERGONOMIA NO BRASIL

YASUE, Juliane Emy ¹; BITENCOURT, Rosimeire Sedrez ²
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Curso do(a) Estudante: Engenharia Biomédica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma das disciplinas lecionadas nos cursos de engenharia e da saúde, fornecendo uma base de formação necessária aos egressos. Assim, eles podem contribuir, durante a sua atuação profissional, para aumentar o bem-estar humano e o desempenho geral do sistema de trabalho, diminuindo também o número de doenças e acidentes ocupacionais. A importância desta formação é reforçada pelo código de ética destes profissionais e pelas competências esperadas dos egressos, conforme constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Entretanto, nem sempre essa disciplina consta nas grades curriculares destes cursos no Brasil. Uma estratégia para disseminar esses dados de maneira mais eficaz é torná-los facilmente visíveis, possibilitando uma análise mais detalhada das oportunidades de melhorias nesses cursos. OBJETIVOS: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de uma solução tecnológica para a disponibilização de indicadores sobre o ensino de Ergonomia no Brasil. MATERIAIS E MÉTODO: Como procedimento metodológico foram definidas quatro fases: 1) Revisão da Literatura; 2) Definição da tecnologia a ser utilizada; 3) Desenvolvimento da solução tecnológica; e 4) Análise e discussão dos resultados. RESULTADOS: Desenvolveu-se uma solução tecnológica para disponibilizar indicadores sobre o ensino da Ergonomia no Brasil utilizando o Excel e o Power BI. Foram criados dashboards interativos com informações sobre as disciplinas e cursos relacionados à Ergonomia, possibilitando uma visão abrangente da situação do ensino no país. No entanto, enfrentou-se o desafio da restrição do compartilhamento do dashboard, o que dificulta a disseminação dos dados. Fez-se, então uma investigação de outras tecnologias, como a elaboração de um website com o Visual Code Studio. Para o front-end, foi utilizado JavaScript, HTML5 e CSS3, a fim de se renderizar um globo 3D interativo. Foram criadas funções para controlar o globo por meio do movimento do mouse, resultando em um globo texturizado que podia ser girado pelo usuário. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com os resultados deste estudo, a ABERGO e outras instituições podem obter uma visão abrangente das disciplinas de Ergonomia no país, identificando lacunas no currículo e propondo melhorias nos cursos. A conscientização sobre a importância da ergonomia pode contribuir para ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, beneficiando trabalhadores e a sociedade em geral. Recomenda-se dar continuidade ao projeto, desenvolvendo uma solução tecnológica automatizada, colaborativa e dinâmica. Essa iniciativa pode contribuir para o aprimoramento dos cursos e currículos relacionados à Ergonomia, fortalecendo a atuação da ABERGO.

PALAVRAS-CHAVE: Ergonomia; Fatores humanos; ABERGO; Ensino; Dashbard.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador