Logo PUCPR

O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: DESAFIOS CULTURAIS E METODOLÓGICOS ENCONTRADOS POR PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

MARCHETTI, Ana Julia Ribeiro ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa propõe novas observações e olhares sobre as aulas de ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), com um enfoque no grupo atendido pelo Programa Lampedusa: migrantes, refugiados e apátridas, do PUC Idiomas. OBJETIVOS: Almeida Filho (1992), Mendes (2011), Alvarez (2011) e Paraquett (2011) foram os principais autores selecionados para embasar a reflexão sobre os conceitos de “língua-cultura” e os aspectos necessários para o ensino-aprendizagem de docentes e estudantes em PLE, a partir de uma perspectiva sociointeracionista e intercultural. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o levantamento bibliográfico e o estudo de campo, por meio de observações de aula e aplicação de questionário para professores e alunos participantes do Programa. RESULTADOS: Como conclusão, foram identificados alguns dos principais objetivos que o professor enfrenta no ensino de PLE, que estão relacionados majoritariamente à mediação cultural em turmas plurilíngues. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Trata-se de uma pesquisa que contribui com as reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Português como Língua Estrangeira; Interculturalidade; Refugiados; Ensino-aprendizagem; Língua de acolhimento.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador