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A EDUCAÇÃO CRISTÃ NO SÉCULO XII: AS ESCOLAS MONÁSTICAS DE SÃO BENTO

WOLF, Vitor Schiochet ¹; PERETTI, Clelia ²
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Curso do(a) Estudante: Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: : A educação medieval nos mosteiros, especialmente os que se encontram sob a Regra de São Bento de Núrcia se caracterizam pela conciliação do aprendizado teórico com a experiência prática, que não se exaure no conhecimento em si, mas tem como finalidade a salvação da pessoa. A Regra visa dar uma formação integral ao indivíduo, que perpassa por todas as áreas da vida humana, desde a dimensão intelectual, física, social até as dimensões cultural e emocional da pessoa. Tudo isso vivido numa perspectiva comunitária, ou seja, ajudando o estudante a se relacionar com os demais estudantes e professores e com o próprio meio no qual ele está inserido. A figura do abade e da comunidade é também parte dessa educação integral e funcional nos mosteiros, de tal forma que o mestre não ensina apenas a teoria mas com o próprio exemplo de vida. OBJETIVOS: Averiguar o surgimento das escolas beneditinas, o método de ensino e os princípios pedagógicos da regra de São Bento. Analisar o desenvolvimento e a organização das escolas nos mosteiros e o modelo educativo dessas escolas. Investigar o conceito de educação, de organização de ensino, a dinâmica social, didática e pedagógica no interior das escolas monacais. Estabelecer a diferença entre as escolas na Idade Média: Escolas paroquias; Escolas monásticas e episcopais; Palatinas; escolas catedrais e Universidades MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa bibliográfica, por seu viés amplo e com a possibilidade de compreensão do tema em sua totalidade. A busca pautou-se na pesquisa de obras já publicadas, bem como, em artigos publicados na internet sobre a temática abordada. As plataformas de pesquisas virtuais utilizadas para a busca de conteúdo foram: Scielo (Scientific Electronic Libray Online); Google Acadêmico (ferramenta de pesquisa de publicações científicas de trabalhos acadêmicos, literatura escolar, periódicos de universidades, capítulos de livros e artigos variados) e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) que reúne um acervo variado de publicações de trabalhos acadêmicos. Com uma pesquisa sistemática e buscas em outras literaturas, foi possível estudar o tema proposto no intuito de encontrar a solução para o problema de pesquisa e, fundamentar a importância da educação medieval nos mosteiros e como essa educação influenciou na criação das grandes universidades. Por fim, a revisão de literatura possibilitou o aprofundamento do tema e a extração das ideias centrais a serem abordadas. RESULTADOS: Os resultados obtidos com a pesquisa explicaram de maneira mais clara e detalhada de que modo como se inicia a vida monástica e como a Regra de São Bento vai das as diretrizes da educação no período de mais de sete séculos da história ocidental e como isso influenciou na criação das grandes universidades diferenciando as demais escolas como as palatinas, paroquiais, catedrais e episcopais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação não pode ser vista como mera transmissão de conteúdo, mas sim, como uma prática que se reflete na formação do estudante enquanto uma pessoa. A prática educacional dos mosteiros medievais ainda têm o que ajudar o homem moderno a desenvolver-se enquanto pessoa.

PALAVRAS-CHAVE: Mosteiros; educação; universidad; regra.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador