MAPEAMENTO DE ESQUEMAS COGNITIVOS DESADAPTATIVOS PREDOMINANTES EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA E O POSSÍVEL IMPACTO NO SEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL FUTURO
INTRODUÇÃO: A terapia de esquemas, proposta por Young, propõe o modelo de esquemas iniciais desadaptativos, os quais dizem respeito a crenças internalizadas no indivíduo que são de natureza disfuncional, desenvolvidos por meio de experiências prejudiciais. A ativação do esquema pode impactar no desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo. OBJETIVOS: Mapear os esquemas iniciais desadaptativos dos estudantes do curso de psicologia e analisar os impactos no exercício profissional futuro. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo e transversal único. Por meio da divulgação da pesquisa, foi disponibilizado, por meio da plataforma Qualtrics, um questionário sociodemográfico somado com o Questionário de Esquemas de Young – Versão Breve (YSQ-S3), os quais foram possíveis após o consentimento dos participantes por meio do TCLE. Os resultados foram analisados por meio do software estatístico específico (SPSS). RESULTADOS: Foram levantados dados de 173 estudantes do curso de Psicologia e os esquemas que tiveram score mais alto foram o de padrões inflexíveis (M = 3,87; d.p.= 1,12), autossacrifício (M= 3,58; d.p.= 1,03) e busca de aprovação (M= 3,50; d.p.= 1,14), respectivamente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Compreende-se, por meio dos resultados, possíveis impactos negativos no exercício profissional futuro do psicólogo no que diz respeito ao estabelecimento de limites, adaptabilidade nos diferentes níveis de complexidades e na assertividade de decisões durante as sessões. Torna-se importante os processos de estágios profissionalizantes e supervisões clínicas no período de graduação no auxílio do manejo dos impactos desses esquemas.
PALAVRAS-CHAVE: Terapia de esquemas; Esquemas iniciais desadaptativos; Estudantes de psicologia.