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MAPEAMENTO DE ESQUEMAS COGNITIVOS DESADAPTATIVOS PREDOMINANTES EM ESTUDANTES DE MEDICINA E O POSSÍVEL IMPACTO NO SEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL FUTURO

ROSA, Laura Garcia ¹; ESCUDERO, Fabiana Thiele ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Os esquemas desadaptativos, sendo padrões aprendidos e perpetuados durante a vivência do sujeito, correspondem a necessidades iniciais não satisfeitas, manifestando-se como respostas emocionais. OBJETIVOS: Os esquemas desadaptativos, sendo padrões aprendidos e perpetuados durante a vivência do sujeito, correspondem a necessidades iniciais não satisfeitas, manifestando-se como respostas emocionais. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter descritivo, realizada através do Questionário de Esquemas de Young – Versão breve (YSQ-S3) (ANEXO 1). O projeto tem a concepção de um estudo de caráter Transversal Único. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário autoadministrado, disponibilizado de forma online na plataforma Qualtrics, analisado através de software estatístico específico (SPSS) RESULTADOS: Dentre os esquemas cognitivos desadaptativos iniciais, o esquema com maior média de escore foi o de “padrões inflexíveis”, com média de 4,25 (DP=0,94). A partir do esquema, alguns impactos encontrados nos estudantes foram perfeccionismo mal adaptativo, hipercriticidade e negligência ao bem-estar pessoal, podendo acarretar consequências pessoais e profissionais, como exemplo, criação de um ambiente de trabalho hierarquizado e impostorismo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que com a elaboração de intervenções apropriadas, o desenvolvimento das habilidades sociais potencializaria o bem-estar emocional e facilitaria a coexistência da vida pessoal e profissional, enquanto a satisfação pessoal e fisiológica do indivíduo propiciaria o melhor desempenho das competências de trabalho, contribuindo para a formação de médicos mais rezilientes.

PALAVRAS-CHAVE: Terapia do esquema; Estudantes de medicina; Padrões inflexíveis.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador