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EDUCAÇÃO ABERTA E ESCOLARIZAÇÃO ABERTA NO PROJETO CONNECT

AMARAL, Luís Gustavo ¹; KOWALSKI, Raquel P. G. ³; TORRES, Patricia Lupion ²
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Curso do(a) Estudante: Design – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Com a chegada da pandemia de covid-19 no ano de 2019 diversas áreas tiveram que se adaptar a muitas novas práticas. Uma delas que se mostrou mais eficiente foi o meio digital como forma de unir as pessoas que estavam isoladas. Está pratica digital já era comum porém a pandemia a tornou essencial. Na educação não foi diferente, salas de aulas se tornaram salas virtuais e as aulas onlines se tornaram um aliado dos professores como um recurso educacional. Muitos dos professores ao se depararem com essa tecnologia se adaptaram como puderam, porém cada um da sua maneira. Estudos a respeito de Recurso Educacional Aberto vêm sendo desenvolvidos desde 2002 e que na pandemia se concretizaram cada vez mais. Usar o audiovisual como uma ferramenta de ensino se mostrou eficaz com o compartilhamento de informação professor-aluno, mas ao torná-lo um Recurso Educacional Aberto potencializa ainda mais a democratização do acesso . OBJETIVOS: Realizar revisão dos conceitos de Recurso Educacional Aberto, Educação Aberta e Audiovisual. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa toda foi desenvolvida em duas etapas metodológicas. Uma se baseia no método de pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo buscar o conhecimento de determinado tema por meio de leitura de livros, dissertações, artigos, entre outros meios de publicação (Gil, 2017). Através desse método, busco analisar e interpretar o que foi escrito sobre o tema. Para garantir a veracidade e qualidade desta pesquisa bibliográfica, selecionei fontes confiáveis e atualizadas de acordo com o tema abordado. Faço pesquisa a partir de sites de busca, portais de artigos científicos, bibliotecas online, entre outros portais. Outra etapa da pesquisa se deu com o apoio da metodologia Design Thinking. RESULTADOS: Após entender como se cria um recurso educacional aberto, como funciona o esquema de educação aberta, foi possível o entendimento da união desses conceitos ao conceitos do audiovisual. Isso se dá a partir do momento em que o audiovisual é uma potencial ferramenta de ação como recurso educacional aberto. Anteriormente foi discutido sobre os três temas e a união deles, aqui apresenta-se um Guia de Produção audiovisual (Figura 1), de produção autoral com base nos conhecimentos adquiridos durante as pesquisas. Além da produção deste guia, a pesquisa possibilitou a edição de dois conteúdos de audiovisual usados como recurso educacional aberto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O entendimento sobre o expressivo número de busca por cursos EADs e o uso cada vez mais acelerado de plataformas de vídeo como Youtube, fez com que diversos caminhos possam ser percorridos na busca de democratizar o acesso à educação. Seja criando ou licenciando vídeos já existentes, tornando-os assim um recurso educacional aberto. Ter desenvolvido o Guia de Produção Audiovisual foi um desafio em reunir, sintetizar e traduzir todos os conceitos e boas práticas para a criação de um vídeo, além de mostrar como democratizar o acesso para colaboração e uso do vídeo. Os dois vídeos apresentados no relatório mostram como pode ser aplicado às boas práticas presentes no guia. Seja na gravação de vídeo e ou coletânea de materiais como fotos e depoimentos.

PALAVRAS-CHAVE: Recurso educacional aberto; Audiovisual; Educação aberta.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador