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DESIGN DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) PARA O PROJETO CONNECT

DAMACENO, Isabel Carreiro ¹; KOWALSKI, Raquel P. G. ³; TORRES, Patricia Lupion ²
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Curso do(a) Estudante: Design – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: É impossível falar de REA (Recursos Educacionais Abertos) sem antes mencionar outros conceitos que estão envolvidos e ligados. O conceito de EA (Educação Aberta) é bastante amplo e permite várias interpretações. A definição adotada atualmente pela Iniciativa Educação Aberta é: Movimento histórico que busca atualizar princípios da educação progressista na cultura digital. Promove a equidade, a inclusão e a qualidade por meio de práticas pedagógicas abertas apoiadas na liberdade de criar, usar, combinar, alterar e redistribuir recursos educacionais de forma colaborativa. Incorpora tecnologias e formatos abertos, priorizando o software livre. Nesse contexto, prioriza a proteção dos direitos digitais incluindo o acesso à informação, a liberdade de expressão e o direito à privacidade. (Furtado, Débora; Tel Amiel, 2019). Ter uma Educação de qualidade é o 4º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU, e a educação aberta tem como princípio básico a inclusão e diminuição dos obstáculos que muitas pessoas precisam superar para alcançar uma educação melhor. A Educação Aberta amplia a possibilidade de o acesso a processos educativos, facilitando o acesso e permitindo que o maior número de pessoas consiga se beneficiar de algo que é direitos de todos os indivíduos, mas que infelizmente não é a realidade de todos. OBJETIVOS: O Objetivo geral é desenvolver materiais de ensino leves e divertidos para que as crianças tenham mais facilidade na hora de aprender, para ser uma experiência estimulam e o objetivo especifico é: i. Entender a necessidade do público-alvo; ii. Desenvolver materiais de ensino dinâmicos, leves e divertidos de forma aberta; iii. Utilizar o REA para desenvolver os recursos; iv. Criar peças gráficas. MATERIAIS E MÉTODO: Foram feitas várias pesquisas e estudos do tipo levantamento do estado da arte ao longo do projeto visando um forte embasamento teórico. Foram ainda desenvolvidas em uma segunda etapa cinco peças gráficas. Durante o projeto foi necessário alterar o recurso final. Anteriormente a proposta versava em torno de uma coleção de livros infantis visando a educação aberta e os recursos educacionais abertos. Em decorrência do curto tempo para a realização da proposta foi preciso adaptar o projeto. Foram feitas várias pesquisas e estudos ao longo dos meses para finalmente produzir cinco peças gráficas. RESULTADOS: Como resultado foram obtidas cinco peças gráficas, sendo elas: infográfico, folder, panfleto, cartaz e fyler. Todos no âmbito da saúde, sobre doenças transmitidas por alimentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Todos os objetivos foram realizados seguindo o que foi planejado e proposto. Foram desenvolvidos materiais de ensino leves e divertidos, para as crianças aprenderem com maior facilidade, sendo mais estimulante e visualmente atrativo, facilitando a comunicação com o público-alvo.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Aberta; Recursos educacionais abertos; Aprendizagem; Compartilhamento.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador