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DEUS E O SER HUMANO EM EDITH STEIN

SOUZA, Antonio Claudio Neres ¹; PERETTI, Clelia ²
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Curso do(a) Estudante: Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Edith Stein (1891-1942) filósofa e educadora ampliou seu entendimento em relação à fenomenologia e ao método fenomenológico em Gotinga e em Friburgo, onde foi orientada por Husserl em sua tese de doutorado Sobre o problema da empatia (1917). O contato com Husserl e seus manuscritos influenciaram diretamente sua pesquisa e seu pensamento filosófico. OBJETIVOS: A pesquisa teve como objetivos examinar a constituição do ser humano em suas estruturas sociais, espirituais e corpóreas; refletir sobre como Deus se revela na vida do ser humano, em diversos momentos de sua formação humana; evidenciar a partir da análise dos escritos de Edith Stein a relação entre o Sagrado e o Humano (Deus e o Homem) e indagar a concepção de experiência mística em Edith Stein e sua filosofia para se alcançar o conhecimento de Deus. MATERIAIS E MÉTODO: Realizou-se pesquisa bibliográfica, dentre as obras da filósofa optou-se por três delas, sendo: A Estrutura da pessoa humana; Ser finito e ser eterno a Ciência da Cruz. RESULTADOS: Na pedagogia teológica de Edith Stein, a relação do ser humano com Deus desvela-se um elemento constitutivo da formação da pessoa humana. A imagem de Deus no Homem é perceptível a necessidade de uma formação completa, que vem da interioridade mais profunda. Edith Stein bebe diretamente nas fontes da filosofia cristã, tendo como meta um pensar em que se encontra comprometido o homem inteiro, em busca do sentido do seu ser, da verdade e do conhecimento de Deus. Alicerçada na filosofia cristã, particularmente na tradição agostiniana propõe uma educação para a interioridade. O fundamento da pedagogia teológica de Edith Stein consiste em “encontrar a Deus em si, quando entra em si. Político-pedagogicamente, o indivíduo que cumpre a vontade de Deus aprende a conhecer o espírito divino, a vida divina, o amor divino. Tudo isso não é outra coisa senão o próprio Deus. Quando a alma está cheia de vida divina é imagem de Deus Trinitário. O Deus Criador é um Deus trinitário. Neste itinerário, o espírito criado que se ama a si mesmo torna-se imagem de Deus. Não obstante, para amar-se a si mesmo, deve conhecer-se a si mesmo: espírito-amor-conhecimento são três em um, e, depois, de memória, intelecto e vontade. Edith Stein testemunha isso com sua conversão. Assim, por meio da razão e da fé, Edith Stein se eleva em alcançar caminhos que conduz a verdade sobre a pessoa humana, sua estrutura como ser social, animal e religioso e seu fim último. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O ser humano é única e exclusivamente a imagem de Deus, trazendo junto de si o grandioso reflexo que emana da pessoa divina. A imagem do Criador se reflete e se percebe em todas as coisas criadas, assim como, um espelho reflete a imagem nele projetada, de modo, que o ser humano vai se formando de forma autônoma, se configurando com seu Criador.

PALAVRAS-CHAVE: Pessoa Humana; Formação Integral; Deus criador e trinitário; Experiência mística.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador