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MAPEAMENTO DO EFEITO DA ORIENTAÇÃO PARA SERVIÇO NO DESEMPENHO

LOPES, Danielle Mendes ¹; FRANCO, Antonio Carlos ³; KATO, Heitor Takashi ²
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Curso do(a) Estudante: Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A Orientação para Serviço (OS) é um tema abordado entre empresas manufatureiras/ Industriais, sendo essas as mais citadas entre os artigos lidos para esse relatório. De acordo com Benyoussef Zghidi e Zaiem (2017), Orientação para Serviço também está muito ligada ao marketing, ao setor de serviço, a satisfação do cliente e satisfação como um toda a satisfação no trabalho e a liderança da gerência.O presente relatório trata do mapeamento da literatura que discorre sobre a Relação de Orientação para Serviço (OS) e o Desempenho, utilizado técnicas de pesquisa e métodos de literatura. OBJETIVOS: Este estudo tem como objetivo principal mapear a literatura que discorre sobre Orientação para Serviço para obter Desempenho. MATERIAIS E MÉTODO: Tendo com adoção bibliométrica de literatura, onde duas bases de dados foram utilizadas para facilitar a localização de estudos pertinentes e de qualidade: a Web of Science (WoS) e o Scopus. Em continuidade ao processo foi utilizado o software com funcionalidades específicas que se mostrou crucial dentro do método adotado, o Vosviewer, para a realização do mapeamento dos artigos. RESULTADOS: Os resultados da análise bibliométrica dos dados referentes ao Web of Science após passar pelo software Vosviewer indicaram uma forte associação entre desempenho organizacional e orientação para serviço. Também é possível observar nessa teia a forte ligação entre orientação para serviço e o marketing. Organizações que possuem uma orientação sólida para serviço possuem um marketing bem estruturado e em convergência alcançaram uma atuação mais elevada em métricas-chave como satisfação e retenção dos clientes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É possível concluir que a Orientação para Serviço será de grande valia em longo prazo, visto que, o mercado empresarial está em constante mudança e as organizações que melhor tiverem um serviço orientado terão um melhor relacionamento com os clientes, obtendo assim sua fidelidade e tendo uma vantagem sobre as organizações que não utilizam essa estratégia.

PALAVRAS-CHAVE: Orientação para serviços; Desempenho; Análise bibliométrica; Análise temática.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador