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O PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO: DESAFIOS, AVANÇOS E PERSPECTIVAS

JANZ, Liamara Aparecida Toniolo ¹; PERETTI, Clelia ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A pesquisa apresenta aspectos relevantes da Formação de Professores de ER com base nas DCNs para o Curso de Licenciatura em Ciências da Religião (BRASIL, 2018). Descreve o perfil do professor de Ensino Religioso a partir da orientação do art. 3º das DCNs e enfatiza os aspectos basilares que habilitam para o exercício da docência com competência pedagógica e epistemológica. OBJETIVOS: Alude à necessidade de sólida formação teórico-metodológica e pedagógica no campo das Ciências da Religião e da Educação e acadêmico-científica, com vistas à investigação e à análise dos fenômenos religiosos em suas diversas manifestações no tempo, no espaço e nas culturas, o desenvolvimento da ética profissional nas relações com a diversidade cultural e religiosa e o aprendizado do diálogo inter-religioso e intercultural, visando o reconhecimento das identidades, religiosas ou não, na perspectiva dos direitos humanos e da cultura da paz. MATERIAIS E MÉTODO: Desde a Constituição Brasileira (1988) estava prenunciada a BNCC, que orienta a fixação dos conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e o respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais, conforme o artigo 210. Essa exigência também foi assegurada pela LDB, nº 9.394/1996. A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais que os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica. RESULTADOS: As pesquisas confirmam a importância da Resolução nº 5, de 28 de dezembro de 2018, que institui as DCNs para os cursos de Licenciatura em Ciências da Religião. Ressalta que nas DCNs estão contemplados pressupostos epistemológicos das Ciências da Religião que embasam a prática da docência de Ensino Religioso e que este componente curricular auxilia na compreensão do fenômeno religioso. Demonstra a relevância da emissão das DCNs para o Curso de Graduação em Ciências da Religião – Licenciatura em ER, para qualificar futuros profissionais para interagirem nos processos educacionais de forma interdisciplinar e com habilidades diante da complexidade sociocultural e religiosa. O Estado da Arte apresenta um rol de autores que estudam de forma constante sobre a formação inicial e continuada do professor do ER e a importância da Licenciatura em Ciências da Religião ofertada IES nas regiões do Brasil. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa conclui com o levantamento das IES da Região Sudeste que ofertaram Licenciarue em Ciências da Religião, entre os anos 2019 a 2022, bem como a composição de suas Matrizes Curriculares para a formação inicial do professor de ER para atuar na Educação Básica. Conclui-se que somente três Instituições de Ensino habilitam epistemológica e metodologicamente o profissional de ensino, através da EaD: Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) com destaque porque ofertou o Curso nos quatro estados da Região. Em seguida o Centro Universitário ETEP com oferta nos estados de São Paulo e Minas Gerais. E, por fim, o Centro Universitário de Ensino Ciência e Tecnologia do Paraná (UniEnsino) que ofertou o Curso no Estado de São Paulo.

PALAVRAS-CHAVE: DCNS; matrizes curriculares; Ensino Religioso.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador