Logo PUCPR

O ENSINO DA MATEMÁTICA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM ESTADO DA ARTE

GOMES, Thiago Augusto Pino ¹; COSTA, Reginaldo Rodrigues Da ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Matemática – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O presente estudo busca investigar teses e dissertações sobre tecnologias educacionais no ensino da matemática, utilizando como base o banco de dados do Capes/Mec. Inserido no contexto educacional de 2011 a 2022, o estudo abrange o período pré e durante a pandemia, destacando a necessidade de adaptação do ensino para um ambiente online e o aprimoramento no uso das tecnologias educacionais. OBJETIVOS: O propósito do trabalho é analisar as pesquisas relacionadas ao ensino de matemática e os resultados obtidos pelos professores com o uso dessas tecnologias. MATERIAIS E MÉTODO: Para alcançar esse objetivo, é utilizado o método “estado da arte”, uma abordagem sistemática que busca analisar e interpretar as principais publicações sobre o tema. RESULTADOS: A análise de conteúdo categorial é uma técnica relevante para organizar e categorizar o conteúdo dos estudos selecionados. A revisão de literatura destaca a importância da pesquisa sobre as tecnologias de ensino na educação, permitindo compreender os impactos dessas ferramentas na aprendizagem dos alunos, identificar boas práticas, capacitar os professores e contribuir para o desenvolvimento contínuo das tecnologias educacionais, promovendo uma educação mais relevante e inclusiva. Na busca pelas pesquisas nos programas paranaenses identificou-se que há uma participação maior da atividade científica da UFPR nesse campo, destacando-se como uma instituição de destaque em pesquisa no período analisado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise do estado da arte e dos artigos-chave permitiu compreender a importância da pesquisa nessa área, identificando tendências, lacunas e boas práticas no uso das tecnologias educacionais. Com base nos resultados, a pesquisa tem potencial para contribuir significativamente para o avanço do conhecimento e aprimoramento da educação no contexto das tecnologias.

PALAVRAS-CHAVE: Estado da Arte; Tecnologias educacionais; Ensino de matemática.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador