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PRÁTICAS DE LETRAMENTO E MULTILETRAMENTO PROPOSTAS NAS ATIVIDADES DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

SANTANA, Maria Eduarda Corral ¹; NICOLA, Rosane De Mello Santo ²
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Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O processo de implementação de práticas de letramentos e multiletramentos nas relações de ensino e aprendizagem da escola brasileira depende substancialmente de instrumentos que apoiem a atividade do educador em sala de aula. Nessa perspectiva, é necessário que os materiais didáticos apresentem práticas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento de diferentes habilidades no estudante, capacitando-o para exercer sua cidadania no núcleo social contemporâneo que requer o domínio de textos mediados por diferentes tecnologias. Desse modo, a questão que mobiliza esta pesquisa é: Quais as práticas de letramento e multiletramento presentes na BNCC e propostas nas atividades de um livro didático de Língua Portuguesa do 6° ano? OBJETIVOS: identificar as principais práticas de letramento e multiletramento presentes na BNCC e atendidas nas atividades de um livro didático de Língua Portuguesa do 6° ano do Ensino Fundamental. MATERIAIS E MÉTODO: Realizaram-se pesquisa bibliográfica na base teórica sobre letramentos, pesquisa documental sobre a BNCC e análise interpretativa do corpus, a partir da triangulação dos resultados teóricos, legais e didáticos da coleta de pesquisa bibliográfica. Para a análise, foram selecionadas 5 propostas (1 de escrita, 1 de leitura/interpretação, 1 de oralidade, 1 de análise linguística e 1 de leitura /interpretação com foco na multimodalidade) de diferentes unidades, considerando as atividades que, segundo o material, desenvolviam mais habilidades da BNCC. RESULTADOS: Verificou-se, nos exercícios de prática de escrita, que das 7 habilidades indicadas pela autora, 2 são cumpridas totalmente, 3 são cumpridas parcialmente e 2 não são atendidas. A respeito das práticas de leitura interpretação, as quatro habilidades indicadas são cumpridas. Já sobre as 6 habilidades de oralidade indicadas, observou-se que todas são atendidas parcialmente. Nos exercícios de análise linguística, evidenciou-se que das 4 habilidades indicadas, 3 foram cumpridas totalmente e 1 parcialmente. Por fim, quanto aos exercícios de leitura voltadas à multimodalidade, observou-se o cumprimento das 2 habilidades indicadas. No entanto, destaca-se que as propostas analisadas apresentam um grau de dificuldade muito acima do esperado de um aluno de 6º ano, sobretudo, um estudante de escola pública; dada a realidade desigual do país, os problemas estruturais que atingem o sistema educacional, e a baixa escolaridade das famílias. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ainda que as propostas promovam reflexões e desafios intelectuais pertinentes às práticas de letramento e multiletramento, as lacunas conceituais do material requerem o trabalho docente de mediação e complementação. Nessa perspectiva, espera-se que o docente apresente um grau de letramento elevado para que a mediação pedagógica ocorra de maneira efetiva.

PALAVRAS-CHAVE: Letramento e Multiletramento; Material didático de Língua Portuguesa; Habilidades da BNCC.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador