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ABORDAGEM ANDRAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE)

FREITAS, Miriam Gomes De ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
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Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Os estudos sobre o ensino e a aprendizagem de Português como Língua Estrangeira no Brasil têm se expandido na última década. OBJETIVOS: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as aulas de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira (PLE) com base na Abordagem Andragógica e contribuir para a inserção e aprimoramento desta dentro da sala de aula de PLE. MATERIAIS E MÉTODO: Assim, os autores Almeida Filho (2011), Cunha (2011, p. 239-250), Mendes (2011) e Paquett (2011, p. 49-70) foram utilizados para embasar o conceito de língua-cultura, e Confortin (2013) e Santos (2016) para auxiliar na análise do questionário aplicado às turmas e professores do curso de PLE, do programa Lampedusa, promovido pelo PUC Idiomas. Os materiais e metodologia utilizados foram embasados por Gil (2002) e a elaboração de um questionário por Chaer; Diniz; Ribeiro (2012). RESULTADOS: Os resultados obtidos a partir da análise das respostas mostraram que a Abordagem Andragógica está sendo aplicada nas salas de aula de PLE, considerando as experiências dos estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: No entanto, há espaço para aprimoramento de atividades e práticas para a vida acadêmica, pessoal e profissional, a fim de ajudar esses alunos a se adaptarem ao novo ambiente.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de PLE (Português como Língua Estrangeira); Abordagem Andragógica; Língua-cultura.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador