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PLATAFORMAS E REDES SOCIAIS COMO ESPAÇO DE INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL

SANTOS, Guilherme Machado Dos ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
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Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a inclusão de plataformas e redes sociais no processo de ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE). OBJETIVOS: Dessa forma, autores como Mendes (2011), Cunha (2011) e Cani (2020) foram utilizados para entender tanto o contexto do ensino de PLE no Brasil quanto para saber como as ferramentas digitais podem ser utilizadas nesse contexto, ressaltando a importância da sala intercultural e como amostras de língua e utilização de aplicativos partindo do digital são fundamentais para a potencialização da aprendizagem da língua-alvo. MATERIAIS E MÉTODO: A partir dessa ideia, foi possível fazer uma análise aprofundada dos questionários aplicados no Programa Lampedusa, promovido pelo PUC Idiomas e aos alunos migrantes do Colégio Costa Viana e TECPUC. A principal metodologia aplicada foi a análise e coleta de dados a partir do questionário fundamentado por Gil (2002) e a partir de atividades desenvolvidas usando aplicativos como o Mentimeter. RESULTADOS: Os resultados obtidos a partir da revisão de literatura, uso de plataformas digitais e análise de dados do formulário foram satisfatórios e trouxeram a reflexão de como as plataformas e redes sociais podem ser usadas não como fontes primárias de aprendizagem de língua, mas como complementos às aulas ofertadas de PLE em geral, fazendo o uso de plataformas como o Youtube tanto dentro de sala de aula (a partir de um vídeo que a professora passe) como fora em um contexto extraclasse, exercitando a língua alvo diariamente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Trata-se de um tema de grande relevância metodológica e prática para os estudos de PLE.

PALAVRAS-CHAVE: PLE (Português como Língua Estrangeira); Plataformas digitais; Diálogo intercultural; Redes sociais; Interculturalidade em Sala.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador