Logo PUCPR

AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NAS PRODUÇÕES DIDÁTICAS DOS PROFESSORES PDE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

SILVA, Stefany Martins Da ¹; COSTA, Reginaldo Rodrigues Da ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação pode ser um diferencial na educação, já que a sociedade vive em um processo de mudança e transformações diárias. OBJETIVOS: Esse relatório tem o objetivo de realizar uma análise das tecnologias utilizadas nas metodologias pelos professores que participaram do Plano de Desenvolvimento da escola – PDE entre os anos de 2007 e 2016 na educação científica. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi desenvolvida a partir do levantamento das publicações sobre o tema, investigada por meio do estudo tipo Estado da Arte, realizada com a consulta dos trabalhos publicados no universo PDE, com a elaboração de quadros que pintam um parâmetro em relação aos diferentes tipos de tecnologias utilizadas. Autores como Kensky e Libâneo foram utilizados na construção dos conceitos. RESULTADOS: Com o estudo realizado foi possível identificar algumas falhas nos cumprimentos das políticas publicas que envolvem a tecnologia, além de compreender qual a tecnologia mais utilizada pelos docentes nos anos analisados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir do universo considerado e o marco temporal pode-se observar que as tecnologias são relativas aos períodos com a tv e vídeo, computadores na sequência e nos últimos anos os celulares.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias; TICs; Ensino de ciências; PDE.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador