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CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ACESSÍVEL PARA O ENSINO DA MENSTRUAÇÃO

SOARES, Nycole ¹; MODESTO, Ana Paula ²
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Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A menstruação é um fenômeno biológico natural experimentado por milhões de meninas e mulheres ao redor do mundo, todos os meses. A menarca, que marca a transição para o status de mulher e o início de sua vida reprodutiva, é tido como um desafio na vida de muitas meninas, dadas todas as dúvidas que surgem nesse período – da razão pela qual a menstruação acontece ao gerenciamento e contenção do fluxo menstrual. A educação adequada sobre o assunto, bem como todas as instruções devidas, pode vir de várias fontes. Pais, responsáveis e escolas são alguns bons exemplos. Um dos problemas, contudo, reside na falta de prática e experiência de educadores na transmissão do conhecimento, o que pode afetar, sobremaneira, a experiência de crianças e adolescentes com seu ciclo menstrual e tudo aquilo que advém dele. OBJETIVOS: O objetivo do presente estudo é desenvolver uma tecnologia educacional acessível para o ensino da menstruação e dos temas que a envolvem para crianças e adolescentes em idade escolar. MATERIAIS E MÉTODO: O projeto é pesquisa metodológica de construção uma tecnologia educacional acessível para ensinar os cuidados com a menstruação a crianças e adolescentes do ensino fundamental, sendo desenvolvido em três etapas. Na Etapa 1, ocorreu uma revisão bibliográfica detalhada, identificando a necessidade de uma nova tecnologia de ensino sobre a menstruação, definindo objetivos, conteúdos e público-alvo. Na Etapa 2, a tecnologia foi elaborada, incluindo seleção de perguntas e respostas para um jogo de cartas digital usando a plataforma “Canva”, garantindo linguagem compreensível, a fim de direcionar rodas de conversa acerca da temática. Na Etapa 3, foi elaborado um relatório detalhado descrevendo a criação da tecnologia, sua aplicação e orientações para professores que desejam usar a tecnologia educacional desenvolvida com seus alunos. RESULTADOS: A revisão bibliográfica revelou uma lacuna na disponibilidade de recursos de ensino sobre os cuidados com a menstruação. A partir disso, como resultado do presente projeto, foi desenvolvido um jogo de cartas para o ensino desse processo fisiológico, destinado ao público escolar. O jogo utiliza cartas para criar dúvidas e respondê-las de forma simples, clara e objetiva em diferentes situações de forma interativa. Ele será distribuído em formato PDF, visando acessibilidade, alcance global e minimização de custos envolvidos. Essa tecnologia apresentada em forma de jogo simples e interativo pode promover rodas de conversa aberta entre estudantes e professores sobre dúvidas pessoais quanto ao tema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A criação desse estudo contribui para a normalização da abordagem do tema higiene e saúde menstrual dentro do ambiente escolar e, consequentemente, para a diminuição da desigualdade de conhecimento sobre o assunto que a sociedade brasileira enfrenta. Sugere-se que, em trabalhos futuros a tecnologia seja testada na população em estudo.

PALAVRAS-CHAVE: Educação em saúde; Menstruação; Criança; Adolescente; Estigma social.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador