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PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA USO EM PROGRAMAS DE EMAGRECIMENTO: FOCO EM FATORES PSICOLÓGICOS

CEZAR, Lorena Pereira ¹; FARIAS, Rafael Claro De ³; TRACZ, Sthefany Teixeira ³; SAPIENZA, Graziela ²
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Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Dados da World Health Organization (2022) mostram que no mundo há mais de 1 bilhão de pessoas obesas e esse número tende a aumentar ao longo dos anos. Esse crescimento pode ser explicado por fatores como a transição nutricional das últimas décadas, a crescente ingestão de alimentos ultraprocessados e a redução de atividade física. Quando se trata de crianças e adolescentes obesos, tem-se uma preocupação maior, pois há maiores chances de se tornarem adultos obesos, além dos prejuízos ao desenvolvimento, os problemas de saúde e prejuízos psicológicos como ansiedade, depressão, baixa autoestima, diminuição de habilidades sociais e distorção de imagem. A obesidade pode ser prevenida pela adoção de um estilo de vida saudável, e no caso de pais, pela promoção de informação sobre o tema, assim, materiais educativos podem atuar como facilitadores na transmissão de informações. OBJETIVOS: Desenvolver um material de apoio para uso em programas de prevenção à obesidade, com foco em fatores psicológicos que contribuem para o autocontrole e o autogerenciamento comportamental. MATERIAIS E MÉTODO: Fase 1 – Foi realizada uma busca eletrônica de programas de prevenção à obesidade que incluem dados de psicologia para análise do material. Fase 2 – A autora deste estudo participou com estudantes de psicologia de práticas clínicas com pais e crianças obesas para levantamento de informação para o material educativo. RESULTADOS: Foram identificados 3 programas que incluem a psicologia e que focam na prevenção da obesidade, um do ano de 2015 realizado em Portugal, outro de 2018 realizado em Juiz de Fora e o último, realizado em 2021 no Ceará. Com esses dados e informações das práticas clínicas, pode-se levantar dados que serviram como base para a produção de ambos os folhetos informativos, como problemas familiares, presença de transtornos, ausência de atividades físicas, ansiedade, baixa autoestima, comportamentos desadaptativos durante a alimentação, entre outros. Todas essas informações auxiliam no autocontrole e no autogerenciamento comportamental CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível identificar através dos relatos dos pais que os folhetos foram efetivos e contribuíram para auxiliar os pais no gerenciamento do comportamento dos filhos para mudança de hábitos. Entretanto, é aconselhável fazer o acompanhamento com profissionais especializados para que essa mudança perdure.

PALAVRAS-CHAVE: Obesidade infantil; Prevenção; Fatores psicológicos; Materiais educativos,

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa de Iniciação Científica no programa PIBIS da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador