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RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) E SUAS POSSIBILIDADES TECNOLÓGICAS

RODRIGUES, Juliana Beatriz Da Silva ¹; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz ²
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Curso do(a) Estudante: Teatro – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Os Recursos Educacionais Abertos (REA) surgiram como forma de enfrentar desafios de acessibilidade e qualidade da educação, como potência transformadora devido ao fato de ser uma ferramenta facilitadora de uso de conteúdos educacionais. OBJETIVOS: Esta pesquisa objetiva apresentar um recorte histórico recente do período de 2010 até 2022 de conceitos e definições de REA, além de outros conceitos que abrangem abertura, tecnologia e educação. Estes conceitos são distinguidos entre si e analisados da forma como se complementam e são aplicados dentro deste período histórico, visando esclarecimento de sua evolução e a forma como favorece a didática do professor e o aprendizado do aluno. MATERIAIS E MÉTODO: Devido ao embasamento majoritário teórico desta pesquisa, foi usado como método e material, revisão de literatura com método de revisão integrativa. RESULTADOS: A pesquisa conclui que REA é um caminho promissor que representa a acessibilidade, qualidade e colaboração de todos aqueles que buscam criar e melhorar conteúdos educacionais, tanto como inovação com manutenção daqueles já existentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como consideração final destaca-se o movimento de abertura de softwares e recursos, principalmente visando a educação, tem crescido e influenciado dentro e fora de salas de aula.

PALAVRAS-CHAVE: REA; Tecnologia educacional; Educação aberta.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador