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O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM ESTADO DA ARTE

MERELES, Breno Luigi De Nadai ¹; COSTA, Reginaldo Rodrigues Da ²
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Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Para pensar a ação educativa e a formação do professor, é necessário, eleger uma forma dinâmica de compreender a realidade social, e consequentemente, educacional. OBJETIVOS: O objetivo do presente estudo é realizar análises de trabalhos de pós-graduação que abordem a temática da tecnologia nos ambientes educacionais, como uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Desta forma, o presente estudo busca realizar um levantamento tipo estado da arte, a partir do Stricto Sensu dos programas de pós-graduação em educação em ciências em sete universidades do estado do Paraná, sobre o ensino das ciências da natureza mediado pelas tecnologias educacionais em um recorte de tempo entre os anos de 2009 e 2019. MATERIAIS E MÉTODO: Como orientação metodológica foi utilizado estado da arte e das abordagens da análise de conteúdo categorial de Sampaio e Lycarião (2021) e de Laurence Bardin (2016). Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica de artigos científicos nos bancos de dados da CAPES, publicados entre os anos de 2007 e 2016, a partir de artigos encontrados em revistas e importantes institutos nacionais de educação. Entre as revistas e instituições que mais publicaram sobre o tema estão a Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, do Instituto Federal do Amazonas (com 5 publicações); a Revista eletrônica de Educação, organizada pela Universidade de São Paulo (com 3 publicações) e; a Revista brasileira de ensino, ciência e tecnologia, da Universidade Federal do Paraná (com 2 publicações). RESULTADOS: A partir desta análise quantitativa, foram selecionados os 10 estudos que mais se aproximaram da proposta deste trabalho e, 16 estudos que poderiam contribuir com a abordagem teórica das tecnologias educacionais, de modo geral. Com este trabalho foi possível identificar uma necessidade crescente de reorganização no sistema de ensino, fazendo com que este ambiente, que é tão importante para o desenvolvimento de cada indivíduo, esteja contextualizado com as práticas sociais. Trazendo para a sala de aula novas metodologias de aprendizagem que insiram o conhecimento empírico dos estudantes, principalmente no que tange a utilização de tecnologias disponíveis e já utilizadas no cotidiano, de forma a garantir que os alunos participem ativamente do seu processo de ensino. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio do desenvolvimento do trabalho pode-se notar que as práticas educativas estão sofrendo modificações constantes e os desafios dos professores se fazem por meio de suas metodologias, uma vez que o ensino deve estar voltado às vivências dos alunos em suas relações e problemáticas sociais.

PALAVRAS-CHAVE: Formação docente; Tecnologia da informação e Comunicação; Ensino de ciências naturais; Programa de desenvolvimento educacional.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador