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A VIOLÊNCIA NA ESCOLA: DESAFIO DA GESTÃO ESCOLAR

NUNES, Alice De Nazaré Corrêa ¹; FILIPAK, Sirley Terezinha ²
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Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Essa pesquisa de iniciação científica integra o projeto “A Formação dos Gestores das Instituições de Educação do Paraná”, vinculado ao grupo de pesquisa Políticas Públicas, Direitos Humanos e Formação de Professores, do PPGE da PUCPR, visa conhecer, refletir e analisar as ações do gestor escolar para prevenir a violência e promover a cultura de paz nas escolas. OBJETIVOS: Tem como objeto conhecer, refletir e analisar as ações para eliminar o bullying nas escolas. Conceituar bullying; Elencar as ações para eliminar o bullying; Identificar as condições oferecidas nas instituições de educação básica para preparar os professores, alunos, funcionários e toda a comunidade para combater a violência nas escolas. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia de abordagem qualitativa, com a utilização da pesquisa bibliográfica, documental e levantamento da produção científica sobre o tema, por meio de sites eletrônicos. O trabalho foi desenvolvido em três etapas, (i) pesquisa documental e bibliográfica; (ii) por meio dos sites eletrônicos foi realizado o levantamento dos acontecimentos relacionados à existência de violências nas escolas, o que tem sido observado com uma frequência assustadora, ocasionando insegurança no cotidiano escolar; (iii) sistematização e análise dos resultados considerando o objetivo do estudo, utilizando a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011). RESULTADOS: O estudo mostrou que: (i) podem haver diferentes enfoques para a prevenção e o enfrentamento do bullying; (ii) necessidade de Programas e Campanhas de Combate ao Bullying nas Escolas Públicas e Privadas do Estado do Paraná; (iii) necessidade formação para o corpo docente sobre o tema e como lidar com a violência na escola. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo possibilitou levantar e sistematizar as ações para eliminar o bullying nas instituições de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Violência na escola; Bullying; Educação básica; Gestor escolar; Medidas de prevenção.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador