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PROMOVER A CULTURA DA PAZ NA ESCOLA: DESAFIO DA GESTÃO ESCOLAR

CZELUSNIAKI, Camila Do Rocio ¹; FILIPAK, Sirley Terezinha ²
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Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Atualmente ocorreram inúmeros casos de violência nas escolas brasileiras, uma das principais manifestações dos conflitos escolares vem sendo o bullying, podendo ser caracterizado como uma violência física, sexual, mental, social, moral ou material, que ocorre de forma recorrente em um meio social contra uma ou um grupo de pessoas. A intimidação sistemática (bullying) impacta negativamente a saúde mental, física, o desempenho acadêmico, as habilidades de socialização e a autoconfiança. Para combater e prevenir a violência dentro das escolas, vários debates envolvendo os setores da Educação, Saúde e Segurança Pública, organizam intervenções sociais na busca pela conscientização e a mediação de conflitos. OBJETIVOS: Esta pesquisa teve por objetivos contextualizar bullying, conceituar as ações de prevenção e promoção da cultura de paz, identificando as condições oferecidas nas instituições de educação básica para preparar os envolvidos com a comunidade escolar no intuito de combater a violência e promover a paz. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia do trabalho de abordagem qualitativa, com a utilização da pesquisa bibliográfica e documental para conhecer, refletir e analisar as ações para eliminar o bullying e promover a cultura de paz nas escolas. RESULTADOS: Entre os resultados desta pesquisa encontra-se medidas que estabeleçam uma liderança exemplar sustentada nas legislações; assegurar um ambiente seguro e propenso ao ensino; possuir professores, funcionários e colaboradores capacitados para identificar, mediar e combater o bullying; estabelecer parcerias entre demais órgãos sociais e a comunidade; possuir serviços de apoio para aparar as vítimas e pesquisas diagnosticas para compreender o problema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como considerações finais a pesquisa enfatiza que o gestor escolar, fortalecido pelos princípios da gestão democrática, deve instaurar dentro das instituições de ensino projetos que busquem promover a cultura de paz e combater o bullying.

PALAVRAS-CHAVE: Bullying; Cultura de Paz; Gestão escolar; Combate a intimidação sistemática; Violência nas escolas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador