Logo PUCPR

INSENSIBILIZAÇÃO POR HIPOTERMIA E SEUS EFEITOS SOBRE A QUALIDADE DA CARNE DE TILÁPIAS

SOUZA, Milene Eduarda Hildebrande De ¹; RAMELLA, Keli Daiane Cristina Libardi ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Toledo
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: No Brasil e no restante do mundo, a preocupação com o bem-estar animal em peixes é uma questão em ascensão, especialmente no contexto do crescimento significativo da produção de tilápias (Oreochromis niloticus) nos últimos anos.

OBJETIVOS: O projeto possui como objetivo avaliar o tempo de insensibilização por hipotermia sob os parâmetros físico-químicos, microbiológicos e sensoriais do pescado produzidos da região de Toledo-PR. MATERIAIS E MÉTODO: Para tal, foram verificados parâmetros comportamentais, como comportamento natatório, equilíbrio e resposta ao manejo, gerando escores de consciência. Além disso, foram mensurados os valores de pH da carne em diferentes tempos após o abate (0h, 2h, 6h, 12h e 24h), realizadas análises microbiológicas para Listeria spp. e Salmonella spp., bem como análises físico-químicas para umidade, cinzas, proteínas e lipídios. A análise sensorial também foi conduzida para avaliar a qualidade da carne. O estudo visa contribuir para o conhecimento sobre insensibilização por hipotermia em tilápias, sua influência na qualidade da carne e no bem-estar animal, fornecendo informações relevantes para a indústria de pescados. RESULTADOS: Os resultados mostraram que a umidade dos peixes permaneceu similar entre os métodos, com valor de 77%. As cinzas também mantiveram pouca variação, variando de cerca de 0,90% a 1,04%. A quantidade de proteína oscilou entre 20,39% e 21,64 e os teores de lipídios variaram entre 1,0 e 1,4%. Por fim, foi possível observar o tempo de 6 minutos, não foi suficiente para uma insensibilização eficiente, tendo em vista que os animais ainda apresentaram respostas motoras. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados obtidos mostram que os diferentes tempos de exposição a insensibilização não tiveram um impacto significativo nos atributos sensoriais, microbiológicos e físico-químicos dos filés de Tilapia.
No entanto, é possível afirmar que os tempos observados não foram o suficiente para constatar uma insensibilização completa, o que indica que o método de exposição a hipotermia duvidoso para a espécie estudada. Além disso, foi observado que os animais maiores demoravam maior tempo para os reflexos diminuírem, comparados com animais menores.

PALAVRAS-CHAVE: Bem-estar animal; Insensibilização; Hipotermia; Qualidade da carne; Tilápia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador