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ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO

PORTUGAL, Eduardo Antonietto ¹; PORTILHO, Evelise Maria Labatut ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os autores trabalharam com a escala de quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático. OBJETIVOS: O presente trabalho tem por objetivo analisar os estilos de aprendizagem predominantes numa amostra de adolescentes entre 12 a 20 anos do Ensino Médio por meio do Questionário de Estilos de Aprendizagem para jovens Sotillo & Gallego. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia da pesquisa é qualitativa, o contexto foi uma escola privada da região metropolitana de Curitiba (PR), os participantes foram 161 alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio, e o instrumento utilizado foi o Questionário de Estilos de Aprendizagem Sotillo & Gallego. RESULTADOS: Os resultados indicam que o estilo de aprendizagem predominante nesta amostra é o reflexivo com 43,47%, seguido do teórico com 14,28%, do ativo com 10,55%, e por fim, o pragmático com 8,07%. Além disso, alguns alunos também apresentam estilos mistos, ou seja, têm dois ou mais estilos de aprendizagem presentes com maior predomínio no seu perfil de aprendiz, indicando flexibilidade nas diferentes situações a serem desenvolvidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O fato de se perceberem mais reflexivos pode significar que estes estudantes se dão melhor em atividades que necessitem de reflexão, análise e tempo maior na realização.

PALAVRAS-CHAVE: Estilos de aprendizagem; Aprendizagem; Adolescentes; Ensino.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador