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ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

HARDER, Julia Xavier ¹; PORTILHO, Evelise Maria Labatut ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Ao considerar as diferenças existentes na maneira de aprender das pessoas OBJETIVOS: Esta pesquisa apresentou como objetivo geral identificar os estilos de aprendizagem predominantes das crianças de 5 a 11 anos em processo de alfabetização a partir da aplicação do Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem 2.0. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia empregada foi qualitativa, de caráter exploratório, mas também com uma análise estatística quantitativa. O instrumento foi aplicado em 203 crianças públicas e privadas da cidadede Curitiba/PR. RESULTADOS: A partir da análise dos resultados foi constatado que o estilo predominante de aprendizagem das crianças envolvidas na pesquisa é o Teórico (44,3%), seguido do Estilo Reflexivo (19,7%), Pragmático (9,4%) e o ativo (6,9%). Verificou-se também que além de um estilo só, houve diversas combinações com mais de um estilo e até casos de equilíbrio entre todos. Dessa forma há possibilidade de potencialização de características pessoais para tornar a aprendizagem mais eficaz e adaptável. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao final é apresentado a importância da utilização deste inventario em sala de aula e quais são seus benefícios além de uma pincelada sobre possíveis atividades para professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do ensino Fundamental aplicarem para auxiliar no desenvolvimento de mais estilos de aprendizagem nos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Estilos de Aprendizagem; Inventário; Aprendizagem, Prática pedagógica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador