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MULTILETRAMENTO EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DE ENSINO MÉDIO

BINI, Mateus Henrique ¹; NICOLA, Rosane De Mello Santo ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O letramento é aprendido em contexto específico de modo particular, sendo que as modalidades de aprendizagem e as relações sociais dos estudantes com o professor são modalidades de socialização e aculturação, em que modelos culturais de personalidade e de identidade são aprendidos pelos estudantes (Strett, 2014). Nesse sentido, a promoção do multiletramento envolve formação dos professores, adequações do ensino e materiais utilizados, incluindo-se o livro didático (LD). Desse contexto, surge a questão: Como um livro didático de língua portuguesa do ensino médio, aprovado no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) (Brasil, 2021), promove o multiletramento? OBJETIVOS: Examinar um livro didático de língua portuguesa do ensino médio, aprovado pelo PNLD (2021), conforme características de multiletramento presentes na literatura da área e em documentos oficiais. MATERIAIS E MÉTODO: A partir das noções de letramento e multiletramento, de conceitos da linguística textual, da BNCC (2018) e do PNLD (2021), emprega-se análise documental da Unidade 1 do livro didático Multiversos Língua Portuguesa (Campos; Oda, 2020), nas práticas de leitura/ interpretação e de escrita. RESULTADOS: Sobre leitura, a Unidade 1 apresenta 20 gêneros textuais das esferas didática, jornalística e literária, sem representatividade de autoria feminina. Dos 11 textos não verbais, dois são interpretados, sem exploração de características dos textos promotores de inferência implícita e integração com outras disciplinas do currículo do ensino médio. Uma orientação ao Professor sobre o deslocamento de uma ilustração demonstra certa preocupação com o multiletramento docente. Quanto aos textos verbais, das 155 perguntas de interpretação, 4% são de inferência explícita, 32% , de inferência implícita e 64% , de elaboração pessoal. Mesmo instigando o aluno à reflexão, parece faltar melhor direcionamento ao professor nas respostas de elaboração pessoal; também as respostas pessoais parecem favorecer pouco o letramento. A presença de perguntas de resposta literal,em sequência ou posteriores às de inferência, podem indicar falha na progressão de dificuldade dos exercícios da obra didática. Destacam-se, nas práticas de escrita, o roteiro de videominuto e o resumo; esse último apresenta as condições de produção (planejamento, execução, revisão e reescrita). Outros exercícios de resumos da Unidade 1 integram Língua Portuguesa às demais áreas do conhecimento, conforme o Novo Ensino Médio, mas com etapas e condições de produção incompletas. O exercício de pesquisa escolar concebe a pesquisa como mero levantamento de informações, mesmo propondo formar para a curadoria, lacuna do livro didático a ser preenchida pelo professor. Esse exercício é limitado pela indefinição de um gênero textual para apresentar os resultados da pesquisa. No exercício do projeto editorial, há perguntas de resposta pessoal, ficando abrangente a produção; e os textos propostos pouco contribuem à escrita do projeto. Nas sequências didáticas dos capítulos da Unidade 1, há falta de recepção do gênero textual antes da produção, cabendo ao professor reestruturá-las em suas aplicações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se inferir dessa análise que cabe ao docente de Língua Portuguesa complementar as lacunas do LD, visto não ser obra acabada, porém isso dependerá de sua formação para o letramento e multiletramento.

PALAVRAS-CHAVE: Multiletramento; Livro didático; Língua Portuguesa no Ensino Médio.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador