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O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO PLE (PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA) EM UM AMBIENTE MULTICULTURAL: A SALA DE AULA

DALDIN, Mylena Bortolan ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
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Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Com as diversas crises econômicas, políticas e humanitárias ao redor do mundo, o processo migratório no Brasil tem crescido exponencialmente nas últimas décadas. A partir dessa constatação, surge a necessidade de instituir medidas que favoreçam a integração desses cidadãos no país. OBJETIVOS: Deste modo, definiu-se como objetivo geral desta pesquisa, mapear as práticas docentes e discentes nas aulas de PLE e sua consonância com o currículo e os documentos oficiais da educação básica em nível de Ensino Médio. A partir desse objetivo geral, elencaram-se os seguintes objetivos específicos: investigar se há e quais são as ações previstas pelo governo brasileiro com relação à garantia do ensino de PLE (Português como Língua Estrangeira) e levantar dados sobre a quantidade de estudantes estrangeiros que estão matriculados na instituição de ensino selecionada e seus respectivos países de origem. MATERIAIS E MÉTODO: Essa pesquisa se caracteriza pela abordagem qualitativa e utilizou, como método para a coleta de dados, a pesquisa bibliográfica em documentos oficiais e a aplicação de questionários aos professores de línguas e aos estudantes estrangeiros do Colégio Costa Viana, do TECPUC e do Programa Lampedusa da PUCPR. Para sustentar esse relatório, autores como Almeida Filho (2011), Antunes (2009) e Mendes (2011) foram utilizados. RESULTADOS: Ao buscar por leis ou ações governamentais que assegurem o ensino de PLE, não foram encontradas questões específicas da área. A partir da análise dos questionários, constatou-se que as atividades mais desafiadoras no ensino de Português como Língua Estrangeira, englobam: a gramática; leitura e interpretação de texto; a escrita; acentuação gráfica; a oralidade; o vocabulário; as diferenças entre a língua materna e a língua-alvo, além do diálogo entre as culturas. Ao mapear os desafios, a busca por alternativas e metodologias diversificadas contribui para o trabalho docente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O uso de tecnologias e a valorização das múltiplas culturas são algumas das práticas que enriquecem as aulas de PLE.

PALAVRAS-CHAVE: PLE (Português como Língua Estrangeira); Interculturalidade; Ensino Médio; Prática docente e discente; Ações governamentais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador